sábado, 25 de fevereiro de 2017

Solange se despede de Aviões no carnaval de Caicó

Em clima de despedida com a saída de Solange Almeida, que se apresenta pela última vez no Aviões do Forró, a banda faz um show na tarde deste sábado (25) no Carnaval de Caicó.

SANTANA DO MATOS: Prefeitura antecipando o pagamento da folha.

A prefeitura Municipal de Santana do Matos, através da Secretária Municipal de Administração, Planejamento e Finanças, Sra Girlene Vasconcelos, informa aos servidores públicos municipais que já foi realizado o crédito para pagamento dos salários.
O recurso estará disponível para saques na rede Bancária a partir deste sabado dia 25/02
A prefeitura renova seu compromisso com o funcionalismo público antecipando o pagamento da folha.

Familiares de PMs protestam durante abertura do Carnaval do Recife

Sumaia Villela - Correspondente da Agência Brasil : Na tarde da abertura oficial do carnaval do Recife, policiais militares fizeram hoje (24) uma manifestação em que defenderam que os militares escalados para fazer o policiamento no Galo da Madrugada, que desfila amanhã (25), não compareçam ao serviço.
“Amanhã todo policial de Pernambuco tem que ficar com sua família”, disse o presidente da Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco, Albérisson Carlos, durante discurso em frente à casa do governador do estado, Paulo Câmara. “Se quisessem a gente trabalhando no Galo, o que custava ter chamado as associações para negociar?”
A manifestação foi organizada por esposas de policiais militares para protestar contra decisões tomadas pelo governo estadual que criminalizam líderes da associação e pelo reajuste salarial que não agradou a categoria. O protesto saiu da Praça do Derby, área central do Recife.
Ontem (23), uma liminar do desembargador José Fernandes de Lemos, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), estabeleceu multa de R$ 10 mil para quem tentar obstruir a saída de agentes e viaturas da Polícia Militar (PM) dos quartéis. O juiz acatou pedido da Procuradoria-Geral do Estado, numa tentativa de garantir o policiamento no carnaval, apesar do movimento.
Apesar de ser organizada pelas esposas, os policiais eram maioria na passeata que seguiu pela noite aos gritos de “Não vai ter Galo”. A manifestação foi liderada pelos dirigentes da Associação dos Cabos e Soldados Albérisson Carlos e Nadelson Leite. Os dois tiveram pedido de prisão preventiva requerido pelo estado, mas negado pela 1ª Vara Militar.
Atritos 
Desde o fim do ano passado, a relação entre governo e policiais militares de Pernambuco está tensa. Em dezembro, o presidente e o vice-presidente da associação foram presos por crime militar após comandarem uma assembleia que decidiu por paralisação dos policiais. Em resposta, a PM adotou uma “operação padrão” e os agentes deixaram de fazer horas extras. As Forças Armadas reforçaram o policiamento no estado diante da ameaça de greve, mas se retiraram em janeiro deste ano.
Embora a operação padrão siga em vigor, até agora não havia o anúncio da intenção de reduzir o policiamento no carnaval. No dia 21 de fevereiro, a Secretaria de Defesa Social anunciou inclusive que mais de 31 mil policiais vão trabalhar na região metropolitana do Recife no período.
O decreto que organiza o reforço no policiamento da região obriga o cumprimento da jornada de trabalho pelos servidores das polícias Científica, Civil, Militar e Corpo de Bombeiros.
Os líderes da Associação dos Cabos e Soldados questionam o número de policiais divulgado pelo governo e orientam os militares a pedir o pagamento da jornada extra antecipadamente. As lideranças negam que o movimento no carnaval seja grevista. “É um pedido das nossas mulheres para ficar com elas no nosso dia de lazer. Isso não é greve, mas um movimento de segurança pública para o agente de segurança”, disse o presidente da entidade.
Reajuste
No último dia 16, o reajuste entre 20% e 40% concedido pelo governo do estado a PMs e bombeiros foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco. No entanto, o aumento não contemplou a categoria, que esperava um percentual maior. Além disso, os policiais criticam regras incluídas no projeto de lei que regulamentou o reajuste, como a que condiciona as promoções ao não recebimento de punições.

A Agência Brasil procurou o governo de Pernambuco, mas não teve retorno até a publicação.


Caminhão com placas do RN foi apreendido com quase 800 Kg de drogas em MS

G1/MS
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu quase uma tonelada de maconha no fundo falso de um caminhão, na BR-163, em Campo Grande, nesta quinta-feira (23). Durante fiscalização de rotina, as placas do veículo do Rio Grande do Norte chamaram a atenção dos policiais.
Segundo o inspetor da PRF Márcio Leite, o condutor de 42 anos, residente de Mirassol (SP), disse que pegaria uma mudança em Goiânia. A droga estava em um compartimento falso do caminhão que transportava bobina de papelão. “Era só para encobrir porque eram velhos e deteriorados”, disse o inspetor.
Depois o condutor teria confessado que pegou o caminhão em Mundo Novo, município de Mato Grosso do Sul na fronteira com Paraguai, e levaria até a capital de Goiás.
“Ele disse que alguém entraria em contato para deixar o caminhão em um posto quando chegasse em Goiânia, mas desconfiamos que essa droga iria para a região nordeste”, afirmou o policial.
O inspetor atribui a grande quantidade de maconha apreendida com a proximidade do carnaval. “Com o carnaval chegando aumenta a movimentação de droga”, afirmou o PRF.
O condutor e a droga foram encaminhados para a Polícia Federal da capital. Depois da pesagem oficial, o entorpecente totalizou 785,8 quilos.


SANTANA DO MATOS: Senador Garibaldi Alves (PMDB), destina emenda parlamentar no valor de 100 mil reais

A Prefeitura Municipal de Santana do Matos trabalhando para obtenção de parcerias e apoio financeiro agradece o comprometimento do Senador Garibaldi Alves (PMDB) pelo empenho de expressiva emenda parlamentar no valor de 100 mil reais.
O poder executivo municipal reafirma seu compromisso apartidário na busca de recursos, convênios, emendas parlamentares que possam ajudar a reconstruir e alavancar o desenvolvimento de nossa terra.


Natal: Itep tem ossadas e corpos acumulados sem identificação

Pelo menos 15 corpos ou ossadas de pessoas não identificadas estão acumuladas no Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) de Natal. Superlotado, o Itep reúne corpos fora das câmeras frigoríficas, ensacados no chão do pátio, expostos ao sol. De acordo com o diretor do Itep, Marcos Brandão, a situação acontece pela espera por vagas nos cemitérios públicos da cidade. “Esses corpos estão sobrecarregando o sistema”, afirmou Marcos.
Dentre os corpos estão os quatro mortos não identificados do massacre de Alcaçuz, vítimas da rebelião que aconteceu em janeiro na maior penitenciária do estado. Na ocasião, pelo menos 26 detentos foram mortos em uma briga envolvendo facções criminosas rivais que dispustam o poder do tráfico de drogas no estado. 

O Itep cobra vagas nos cemitérios para enterrar os indigentes, mas a situação está sem solução há mais de um ano.“Não tem vaga para enterrar esses corpos. Entramos em contato com a prefeitura, mas nossas reuniões são canceladas”, explicou Brandão. “Todos os dias chegam novos corpos, mas nenhum indigente saiu. Isso contribui para o mau cheiro, pois alguns corpos já chegam em estado de decomposição, mas não temos câmaras para guardá-los”, acrescentou.
Ainda de acordo com o diretor do Itep, o instituto tem a obrigação de ficar com os cadáveres não reclamados por no mínimo 45 dias, mas a falta de vagas nos cemitérios impede que os corpos sejam removidos.
Brandão afirmou que, em casos como as vítimas da matança em Ceará-Mirim -- na qual 14 pessoas foram assassinadas em 2 dias -- procedimentos emergenciais são tomados. “Colocamos os corpos no pátio, em urnas, dentro de sacos e com gelo, para amenizar o processo de decomposição”, disse.
Na quarta-feira (22), parentes aguardavam a liberação dos mortos nas calçadas e embaixo de árvores porque não havia espaço na sala de espera. Muitos reclamaram do mau cheiro. “Tem muita gente aqui esperando seus entes queridos, todos podres lá dentro”, revoltou-se a empregada doméstica Lucineide Nascimento.
Uma das soluções que será apresentada à prefeitura, quando o Itep for recebido, é a construção e ampliação de ossários, nichos onde ossadas são guardadas. “A construção de um ossário em um dos cemitérios públicos é o ideal. Se não tivéssemos excesso de corpos, teríamos condições de atender melhor a população”, ressaltou o diretor Marcos Brandão.
Conversa
A Secretaria de Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de (Semsur) afirmou que prefeitura está sempre aberta à conversa com o Itep e ressaltou que esta semana foram disponibilizadas vagas no Cemitério Público de Natal. A Semsur destaca que a prioridade nos cemitérios da capital é para pessoas da própria cidade. O órgão afirmou também que há vagas suficientes nos cemitérios públicos da cidade e enfatizou que nunca ocorreu de o serviço estar indisponível para a população.
G1RN

 

Sem condições: Banco do Brasil mais uma vez totalmente lotado em Angicos

Sendo o único banco da região central que graças a Deus ainda não foi alvo da bandidagem a agência do Banco do Brasil de Angicos volta a sofrer com a superlotação. 

AngicosNews: Nesta manhã de sexta feira, por volta das 11 h enquanto estivemos no banco para tirar um simples extrato de conta, passamos cerca de 40 minutos em um fila interminável percebemos que nos outros terminais de autoatendimento um numero incontável de pessoas se imprensavam em um pequeno espaço com um calor insuportável, já que, devido o excesso de pessoas o sistema de refrigeração não dá conta.
Tudo isso causado pela ausência de agencias do Banco do Brasil pela região, onde as cidades de Afonso Bezerra, Pedro Avelino, Lajes e agora por último Santana do Matos tiveram suas agência totalmente ou parcialmente destruídas pela ação do bandidos para roubar valores em dinheiro do caixa eletrônico ou do cofre destas agências.
Lamentamos profundamente tamanho constrangimento que estas pessoas passam ficando muito tempo em filas, pessoas idosas, doentes ,puérperas, pessoas que saem do seu trabalho ou que tem compromissos no período oposto, enfim é um constrangimento total.
O que falta é ação do governo federal a fim de agilizar os serviços de manutenção destas agências que foram atacadas pelos bandidos para que resolva esta situação que está num patamar insuportável.



sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

ENTREVISTA COM SGT CARLOS E DR JÚNIOR PREFEITO DE SA...

SANTANA DO MATOS: Secretaria Municipal de Educação realizou nos dias 21 e 22 de fevereiro sua Jornada Pedagógica

Secretaria Municipal de Educação realizou nos dias 21 e 22 de fevereiro sua Jornada Pedagógica, tendo como tema "PRÁTICAS QUE EDUCAM: RESPONSABILIDADE DE TODOS, COMPROMISSO DA ESCOLA".
O evento ocorreu na Escola Estadual Aristófanes Fernandes, reunindo docentes e corpo técnico de instituições de ensino públicas e privadas.
A jornada contou com palestras, oficinas e discussões, abrangendo variados temas relacionados à educação: Ética e Cidadania; Práticas inovadoras e eficazes que fazem a diferença; Sucesso no caminho e no aprendizado entre outras.
Na abertura, o Prefeito Dr. Júnior ratificou seu "compromisso com a educação e a necessidade da valorização de pilares como: aluno, professor e família".
A Secretária de Educação Aurélia Avelino expôs sua preocupação com a melhorias das condições de ensino e ainda com a revitalização das escolas municipais.



CURRAIS NOVOS: VEÍCULO EXPLODE ENQUANTO ABASTECIA GÁS NATURAL

J. JÚNIOR / ADAILSON CARLOS
Por volta das 13 horas dessa quinta (23/02) um grave acidente tipo explosão foi registrado em um posto de combustíveis localizado na av. Dr. Sílvio Bezerra de Melo em Currais Novos, onde um veículo que abastecia com gás natural explodiu e destruiu o próprio veículo, parte da cobertura e o piso do posto. Uma loja de veículos vizinho ao posto chegou a ser atingida por destroços.
A Polícia Militar deslocou uma viatura para ajudar no isolamento do local.
Apesar da gravidade do acidente nem o dono do carro e nem funcionários se feriram.

Dezessete agências bancárias foram explodidas em 45 dias no RN

PORTAL BO
As polícias Militar e Civil registraram nos primeiros 47 dias do ano de 2017 dezessete casos de agências bancárias explodidas em todo o Rio Grande do Norte, a maioria em cidades do interior do Estado. As frequentes investidas de assaltantes nesse tipo de crime revela a ineficiência na prevenção e nas investigações para combater essas quadrilhas.
De acordo com dados coletados com as polícias, do dia 05 de Janeiro até o dia 22 de Fevereiro várias cidades foram alvo de quadrilhas fortemente armadas e que utilizaram de explosivos para efetuar os saques. Os municípios de Baraúna, Cerro-Corá, Japí, Tangará, Lages, Campestre, Umarizal, Santa Cruz, São Paulo do Potengi, Florânia, Apodi, Extremoz, Serra Negra e Santana do Matos não escaparam dos criminosos que nesses casos fugiram sem deixar piatas.
A reportagem do PortalBO conversou com o delegado geral da Polícia Civil do Estado sobre o assunto, Clayton Pinho relatou que de certo houve um crescimento nesses casos, mas três equipes da ( DEICOR) Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado estão trabalhando para dar uma resposta a altura nos próximos dias. "O trabalho de investigação conta com o apoio da Polícia Federal e os nossos delegados e agentes não estão medindo esforços para frear essas ações. Em breve teremos resultados para apresentar", disse.
O comando da Polícia Militar aguarda a efetivação de novos policiais através de concurso público previsto para os próximos meses e com isso fortalecer os destacamentos, companhias, pelotões e Batalhões em todo o RN. Para as associações representativas de praças o baixo efetivo nessas cidades é uma ameaça iminente para os policiais que trabalham tentando garantir a ordem.

SANTANA DO MATOS: Prefeito Dr. Júnior Guimarães, procurou a (SESED) buscando apoio em virtude dos últimos acontecimentos.

Na manhã desta quinta-feira (23/02/2017), Dr. Júnior Guimarães, prefeito municipal, procurou a Secretaria Estadual de Segurança Publica e Defesa Social (SESED) buscando apoio administrativo em virtude dos últimos acontecimentos.
Acompanhado da Secretaria Municipal de Assistência social Ionalle Leocádio, esteve reunido com o Secretário Estadual Caio César, Secretário adjunto Raimundo Florêncio e com o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Azevedo.
Na reunião em destaque foi assegurado ao Município de Santana do Matos, o imediato envio de uma nova viatura para Polícia Militar.
Foi discutido ainda projeto de implementação de Gabinete de Gestão Integrada e ainda desenvolvimento de projeto para instalação de câmeras de monitoramento em regiões estratégicas da zona Urbana.
Na oportunidade, também foi ratificada a assinatura do convênio entre a Prefeitura Municipal de Santana do Matos com a SESED o qual já fora publicado em diário oficial do Estado (11/02/2017).
Por fim, segundo o Prefeito Dr. Júnior "O município será parceiro da segurança pública e promoverá também as políticas públicas de defesa social".

Do Blog: Parabenizamos aqui todos que uniram forças e a nossa cidade já disponhe de uma nova viatura um esforço do  governo municipal, estadual e polícia militar

Força de Intervenção Penitenciária ficará mais 30 dias no RN

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou a permanência da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária por mais 30 dias no Rio Grande do Norte. A força-tarefa está no estado desde janeiro deste ano, para auxiliar os agentes penitenciários na retomada do controle da Penitenciária Estadual de Alcaçuz que viveu uma rebelição no dia 14 de janeiro.
Segundo portaria publicada hoje (23), no Diário Oficial da União, o número de profissionais obedecerá ao planejamento definido pelas autoridades estaduais.
No dia 14 de janeiro, a Penitenciária Estadual de Alcaçuz foi palco de uma rebelião, com detentos armados de paus, pedras e facas, além de bandeiras com as siglas de facções criminosas. Ao menos 26 presos foram assassinados brutalmente. Nos dias que se seguiram, presos de facções rivais voltaram a se enfrentar, e a situação só foi contida depois da construção de um muro de contêineres dentro do presídio. O governo do estado anunciou a intenção de fechar o presídio e transferir os detentos para outros estabelecimentos.

Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

MENSAGEM DO PREFEITO DR JÚNIOR NA ABERTURA DA SEMANA P...

SANTANA DO MATOS: SECRETARIA DE SAÚDE FAZ ARRASTÃO EM CLIMA DE CARNAVAL


Na manhã desta quinta-feira, 23/02, a secretaria municipal de saúde realizou um arrastão em clima de carnaval, visando chamar a atenção dos moradores da cidade para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da DENGUE, ZIKA VÍRUS E CHIKUNGUNYA
A movimentação teve início no prédio da secretaria de saúde terminando em frente à sede da Prefeitura Municipal.
No encerramento a secretária Elisa Fernandes agradeceu a todos que se fizeram presentes e falou da necessidade de prevenção ao vetor Aedes aegypti.

Breve toda cobertura fotografica

Proprietário da Fazenda “Ponta da Serra” foi identificado e é suspeito de ter dado apoio ao grupo criminoso que explodiram cofre do BB aqui de Santana do Matos

A Polícia Militar continuou em diligências e ainda nesta quarta-feira conseguiu localizar o local onde o grupo se alojou antes e, provavelmente, se alojaria depois da ação criminosa.
O local é conhecido como Sítio “Ponta da Serra”, e se localiza entre as Cidades de Jucurutu e São Rafael. Os Bandidos se esconderam por trás da parede de um açude, em baixo de um pé de manga. O local é muito estratégico para se esconder e até mesmo para uma reação a uma possível investida da Polícia, pois, além da parede do açude para se abrigar, eles estavam rodeados de várias pedras grandes (serrotes), que também são ótimas opções para se defender de tiros e reagir, até para visualizar por helicóptero seria difícil.
No local, os Policiais encontraram vasto material explosivo, coletes a prova de bala, além de três veículos: um ford Ka, de cor branca, placa QGG-1732, Parnamirim/RN; uma Pick up Ford Ranger, de cor branca, placa OWB – 2435, Natal/RN; uma moto Honda XRE 300, Parnamirim/RN.
Feita a consulta no Sinesp, verificou-se que todos os veículos apreendidos  não têm restrição alguma, por isso, acredita-se na possibilidade de serem todos clonados. A Polícia Civil esteve no local e colheu dados para a perícia. Equipes do BOPE também deu apoio à operação, como também recolher os explosivos com segurança, tendo em vista que muitos já estavam prontos para explodirem.
O proprietário da Fazenda “Ponta da Serra” foi identificado e é suspeito de ter dado apoio ao grupo criminoso. Quase todo o material apreendido foi  encontrado por trás da parede do açude, exceto a moto, que estava no alpendre da casa.
 

Inscrições abertas para estágio de Direito no MPF em Assu

O Ministério Público Federal (MPF) em Assu está com inscrições abertas para o processo seletivo de estagiário de Direito. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de março – sempre de 10h às 16h, nos dias úteis – e são gratuitas. O interessado deve preencher o formulário de inscrição disponível no endereço eletrônico http://www.mpf.mp.br/rn/estagie-conosco/concursos-de-estagio/2017/processo-seletivo-para-estagio-de-direito-procuradoria-da-republica-no-municipio-de-assu, onde também constam os editais com regras e datas gerais do concurso. Depois de preenchido o formulário, deve levar a documentação necessária até a Procuradoria da República no Município, localizada na rua Sinhazinha Wanderley, 912, no Centro de Assu.

Para poder se inscrever, o estudante necessita estar matriculado em uma das instituições conveniadas com a Procuradoria da República no Rio Grande do Norte; ter concluído pelo menos 40% da carga horária ou dos créditos necessários do curso; e não deve estar para se formar nem no primeiro, nem no segundo semestre deste ano.

A prova está prevista para ser aplicada no dia 12 de março, constando de 40 questões de conhecimento específico e ainda uma questão discursiva, que “consistirá na elaboração de dissertação, análise e interpretação e/ou elaboração de peça ou texto jurídico”. Essa última, contudo, só será corrigida caso o candidato obtenha, na prova objetiva, classificação até o 15º lugar.



Assessoria de Comunicação

Polícia Rodoviária intensifica fiscalização durante o Carnaval no RN

  Fiscalização tem como objetivo principal desencorajar comportamentos de risco durante a viagem (Foto: Divulgação/PRF)

Do G1 RN: Durante o Carnaval, a Polícia Rodoviária Federal vai intensificar o policiamento e a fiscalização nas principais rodovias federais do
Segundo a PRF, o carnaval é um dos períodos mais críticos do ano por causa do maior consumo de bebidas alcoólicas. O objetivo da operação é evitar acidentes de trânsito e garantir a fluidez do tráfego. Para isso, serão realizadas ações de combate ao excesso de velocidade, à embriaguez ao volante e as ultrapassagens proibidas.
No estado, os policiais darão prioridade à fiscalização nas estradas mais movimentadas: BR-101 Norte, BR-226 (Natal-Seridó), BR-304 (Natal-Mossoró-Ceará), BR-405 (Mossoró-Apodi), BR-406 (Natal-Macau) e BR-427 (Currais Novos-Caicó-Serra Negra do Norte). Todas são rodovias de pista simples, onde há maior risco de acidentes nas ultrapassagens.
Restrição para veículos de carga
Nas rodovias de pista simples, a Polícia Rodoviária vai restringir, nos horários de fluxo mais intenso, o tráfego de caminhões bitrem, caminhões-cegonha e outros veículos muito grandes. A punição em caso de descumprimento é multa de R$ 130,16 e perda de quatro pontos na carteira de habilitação.
Esses veículos não poderão circular nas rodovias federais de pista simples: na sexta (24) das 16h às 24h; no sábado (25) das 6h às 12h; na terça (28) das 16 h às 24h; e na quarta (1°) das 6h às 12h. A medida procura evitar lentidão no trânsito nesses horários de maior movimento e possíveis ultrapassagens perigosas.
Dicas da Polícia Rodoviária para uma viagem segura
- Antes de pegar a estrada, faça uma revisão no veículo. Verifique principalmente pneus (inclusive o estepe), limpadores de para-brisa, retrovisores e itens de iluminação e sinalização;
- Verifique os documentos do veículo e do condutor;
- Planeje a viagem. A melhor hora de viajar é ao amanhecer;
- Evite viajar durante a noite;
- Redobre a atenção nas rodovias;
- Respeite a sinalização e os limites de velocidade;
- Não ultrapasse nas subidas sem visibilidade, nas curvas e pontes;
- Não dirija falando ao celular;
- Use o cinto de segurança;
- Se for dirigir não beba.

Complexo eólico é promessa de 1.200 empregos para a região Central potiguar

Além de ampliar a disponibilidade de energia elétrica do Brasil, com a inclusão de 720 MW de capacidade instalada, o Complexo Eólico Santo Agostinho, que em breve será implantado nos municípios de Pedro Avelino e Lajes, na região Central do Rio Grande do Norte, também é promessa de emprego.
Quando pronto, o complexo será composto de 24 centrais eólicas, com 360 aerogeradores ao todo. As estruturas necessárias ao empreendimento estão em imóveis que totalizam 12.199,50 hectares. A expectativa é de que o empreendimento gere mais de 1.200 empregos diretos.
O deputado estadual José Adécio, incentivador e apoiador do projeto desde o primeiro momento, esteve recentemente com empresários que investirão na economia potiguar e disse que está convicto das melhorias que beneficiarão centenas de pessoas. “O capital que será investido é sueco, com tecnologia de primeiro mundo, responsabilidade ambiental, tudo em conformidade com a nossa legislação. Em janeiro, eu e a prefeita de Pedro Avelino, Neide Suely, recebemos representantes da empresa Tractebel Energia, demonstrando nossa satisfação em saber que um empreendimento desse porte virá para nosso Estado”, disse o parlamentar.
O secretário de Meio Ambiente de Pedro Avelino, Joaldo Bezerra Costa – hoje aposentado, mas que já exerceu a função de vice-presidente do Ibama – também participou do encontro.
José Adécio explicou, ainda, que há cerca de três anos acontecem reuniões tratando dessa pauta, tendo representado o Rio Grande do Norte em duas delas.
Alto potencial
De acordo com o Relatório de Impacto Ambiental produzido pela Empresa, o Atlas do Potencial Eólico Brasileiro indica a alta capacidade da região Nordeste brasileira, figurando o Estado uma das regiões com melhores condições para a geração de energia eólica, já que suas características geográficas, como rugosidade, uso do solo, vegetação e, principalmente, regime do vento, são favoráveis.
O consumo anual de energia por habitante é um dos indicadores do desenvolvimento econômico e do nível de qualidade de vida de qualquer sociedade, refletindo na capacidade de adquirir bens e serviços.
O Balanço Energético Nacional de 2015 revelou que o consumo de eletricidade no Brasil teve um crescimento de 94,75% entre 1995 e 2014, o que corresponde a uma taxa média anual de 3,8%. A energia atualmente gerada no país deriva de diferentes fontes, predominantemente hidráulica, além da eólica, gás natural, carvão, biomassa e derivados de petróleo.
O deputado José Adécio ressalta que a implantação do Complexo Eólico em Pedro Avelino e Lajes está em consonância com o pensamento de muitos países, que firmaram um acordo internacional sobre o clima, objetivando a redução da emissão de gases de efeito estufa e manutenção do aumento do aquecimento global abaixo de 2ºC.
Força dos ventos
A energia eólica é gerada a partir do vento, sendo fonte de energia renovável e praticamente inesgotável. Para transformá-la em energia elétrica são necessários aerogeradores.
A força dos ventos é captada pelas hélices dos aerogeradores, que acionam o gerador de eletricidade, produzindo emergia elétrica, que é distribuída através das subestações e linhas de transmissão.
Matéria originalmente publicada na Edição nº 5 do Agora Jornal