sábado, 30 de setembro de 2017

SANTANA DO MATOS: EQUIPE DA SECRETARIA DE SAÚDE PARTICIPA DE PROGRAMA NA 104,9 FM.


As servidoras da Secretaria de Saúde, Catarina Guimarães, secretária; Mônica Damasceno, coordenadora do PMAQ; Ana Paula Florêncio, coordenadora do Programa Atenção Básica e Thainá Cristina, coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Ambiental estiveram na última quinta-feira, 28/09, ocupando o espaço radiofônico da FM-104, reservado à Prefeitura Municipal, prestando contas das ações executadas na área da saúde.
A Secretária Catarina Guimarães cumprimentou a todos e informou que as sete (7) equipes do Programa Estratégia Saúde da Família estão completas e em pleno funcionamento; que o ponto eletrônico já foi implantado na Secretaria, desde o dia 08/08/2017; que de julho a setembro, contando com o envolvimento de todos, inclusive de outras secretarias, realizaram restaurações nos prédios das UBS, deixando todos com sala de vacina, item indispensável para um correto funcionamento e exigido pelo PMAQ. Informou ainda que a Unidade de Saúde do Nova Aparecida, já conta com uma médica. Ela também fez um alerta aos donos de cachorros, pois, conforme pesquisa do Calazar, foram encontrados 12 casos aqui no município e que esses animais precisam ser sacrificados.
A Coordenadora Mônica Damasceno reforçou as adequações das UBS para receber os fiscais do PMAQ, o qual foi criado em 2011 e que, neste ano, já é o seu 3º ciclo de fiscalização. A equipe do PMAQ, composta de oito (8) membros coletou dados de todas as Unidades de Saúde para posteriormente emitir uma nota de certificação avaliativa de desempenho dos trabalhos oferecidos pela Secretaria de Saúde santanense.
Ana Paula - coordenadora do Programa Atenção Básica, falou que o seu trabalho busca sempre parcerias para projetos de extensão e educação permanente para qualificação dos serviços com grupos de obesos, gestantes, crianças. O trabalho com o grupo de tabagismo está bem desenvolvido e que está em andamento um grupo de tabagismo em Barão de Serra Branca. Falou do Projeto Saúde na Praça que foi realizado em 13/09, cuidando principalmente da prevenção da hipertensão. Lembrou a todos o uso obrigatório do cartão do SUS.
Já a coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Thainá Cristina, ressaltou a campanha de multivacinação que aconteceu de 11 a 22 de setembro e que a mobilização ocorreu em 16/09. Durante o período da camapanha, houve um comparecimento de 472 crianças (224 receberam vacinas) e de 806 adolescentes (142 receberam vacinas). Informou também que está acontecendo a Campanha de Vacinação Antirrábica e que 4.431 cachorros já foram vacinados, sendo 1.019 na zona urbana e 3.412 na zona rural. Comunicou que no dia 16/09 houve a 1ª Conferência de Vigilância e Saúde em Caicó com o objetivo de prevenir, promover e conscientizar as pessoas.

ASCOM
Prefeitura Municipal de Santana do Matos-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário