quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Ranking Deputados federais ligados a Temer são os mais produtivos do RN

felipe rogério fabio
Montagem/Agora RN
Deputados Felipe Maia, Rogério Marinho e Fábio Faria, principais destaques
Os deputados que compõem a bancada do Rio Grande do Norte na Câmara Federal apresentaram na atual legislatura, que teve início em 2015, 1.365 proposições legislativas. Os dados, que estão disponíveis no Portal da Transparência, mostram que os três deputados mais produtivos são ligados ao presidente Michel Temer (PMDB).
Entre os oito parlamentares potiguares, o campeão de produtividade é Felipe Maia (DEM). Em quase três anos completos de mandato, o democrata já apresentou 439 proposições, das quais 370 estão em tramitação. Ao longo do período, Felipe elaborou, para citar as três principais peças legislativas, 132 pareceres, deu 78 redações finais a outros projetos e protocolou 54 requerimentos.
O segundo mais produtivo é o deputado federal Rogério Marinho (PSDB), com 308 proposições legislativas, das quais 216 ainda estão tramitando. O tucano, que se destacou neste ano por ser o relator da reforma trabalhista, ingressou com 86 requerimentos, 69 emendas em comissões e outras 50 emendas a projetos substitutivos.
Em terceiro lugar, está Fábio Faria (PSD), com 289 peças legislativas. Das proposições do parlamentar, 129 estão em tramitação na Câmara. Do total, para citar alguns exemplos, foram 123 requerimentos, 28 propostas de emendas em comissão, 27 indicações e 26 pareceres.
Os outros cinco deputados potiguares aparecem bem atrás desses três primeiros quando o assunto é produtividade legislativa. O quarto colocado, Antônio Jácome (Podemos), só apresentou 87 proposições, das quais 43 estão em andamento. Ao todo, foram 60 requerimentos, 10 pareceres e 5 requerimentos de informação.
Atrás dele, aparecem Rafael Motta (PSB) – 82 proposições apenas –, Zenaide Maia (PR) – com 62 sugestões legislativas – e Beto Rosado (PP), com 60 proposições.
O último colocado é o deputado federal Walter Alves (PMDB). Em quase três anos de mandato, o peemedebista só ingressou com 38 proposições legislativas, das quais 36 estão em tramitação. Os destaques ficam para 13 pareceres, 5 substitutivos e 3 requerimentos.
A relação acima mostra o número total de proposições e as principais peças produzidas pelos deputados. Entre as proposições legislativas, incluem-se ainda propostas de emendas à Constituição, projetos de lei diversos, mensagens, projetos de resolução, propostas de medidas provisórias, entre outros.
PROJETOS DE LEI
A análise do número de projetos de lei apresentados pelos deputados do Rio Grande do Norte mostra um ranking diferente. De 2015 a 2017, das 1.365 proposições legislativas, foram apenas 150 projetos de lei, somadas as iniciativas de todos os oito parlamentares.
Neste caso, o principal autor é o deputado federal Fábio Faria, que já apresentou 55 projetos de lei. Depois dele, os parlamentares mais produtivos foram Felipe Maia (25), Beto Rosado (20), Rafael Motta e Zenaide Maia (17 cada), Rogério Marinho (15), Walter Alves (8) e Antônio Jácome (5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário