quinta-feira, 31 de março de 2016

Professor da UERN chama comunidade LGBT de ‘doença’ e alunos cobram punição severa

Do Portal Mossoró Hoje – Um fato ocorrido na noite de terça-feira passada, no campus da UERN, em Mossoró, resultou em uma onda de indignação, por parte dos alunos, contra um professor de história. O docente teria incitado, durante a aula, o ódio contra a comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais). Em determinado momento, ele teria dito que a comunidade seria uma ‘doença’ e que precisava ‘morrer’. A denúncia foi feita por um aluno do curso de história, em sua página no Facebook, que, em pouco tempo, causou uma revolta no meio acadêmico.
O estudante Francisco Júnior disse que ficou surpreso com as declarações e por presenciar incitação ao ódio dentro da academia, que, segundo ele, deveria ser um local de inclusão e acolhimento.
Uma professora do curso relatou que o professor denunciado fazia apontamentos sobre a atual conjuntura política nacional, quando teria iniciado o discurso de intolerância à comunidade LGBT. Diante disso, o departamento do curso promete abrir sindicância para apurar os detalhes.
Os alunos querem punição ao mestre. Hoje, por volta das 19h,haverá  um ato contra a intolerância, no Centro de Convivência da instituição.
O Diretório Central das/os Estudantes da UERN, através da Coordenação de Combate a LGBTfobia, emitiu nota de repúdio às declarações do professor João Araújo, que segundo, eles, são de ódio e aversão à comunidade LGBT.
De acordo com a nota, as afirmações do professor ditas em sala de aula agrediram a comunidade LGBT de forma direta. Segundo eles, as medidas legais e necessárias estão sendo tomadas e o estudante esta sendo acompanhado pelo DCE.
Segue nota na íntegra:
O Diretório Central das/os Estudantes da UERN, através da Coordenação de Combate a LGBTfobia, vem por meio desta nota manifestar seu repúdio às práticas discriminatórias (violência simbólica) cometidas pelo professor JOÃO DE ARAÚJO PEREIRA NETO vinculado ao Departamento de História do Campus Central ­ UERN.
Na noite dessa terça­feira, dia 29/03/2016, os direitos das/os estudantes Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT) da UERN foram feridos gravemente pelo professor JOÃO DE ARAÚJO PEREIRA NETO, quando ele em sua aula de Arqueologia no 2º período do curso de História difundiu falas de aversão e ódio que agride a comunidade LGBT de forma direta e exalam as mais diversas formas de preconceito, quando o mesmo “alega que toda comunidade LGBT deveria ser exterminada, pois trata­ se de uma doença e um “mal” na sociedade”. Na ocasião um estudante LGBT rebateu suas “afirmações” e o mesmo sofreu agressões morais de repressão, chegando a se retirar da sala, abalado psicologicamente.
O DCE­UERN manifesta veementemente seu repúdio a este tipo de pratica/discurso dentro da Universidade e repudia especificamente a violência simbólica cometida pelo docente João de Araújo. As medidas legais e necessárias estão sendo tomadas e o estudante esta sendo acompanhado pelo DCE.
Reafirmamos nosso compromisso pela defesa e representação estudantil das/os estudantes LGBTs da UERN e convidamos a todas/os para somarem na luta pelas pautas LGBT junto ao DCE. Estaremos reunidos/as hoje, dia 30/03/2016, para pensarmos ações estratégias a serem realizadas.
Hans Ronieli Cardoso Ferreira De Willegaignon
Coordenador de combate a LGBTFOBIA.
DCE­UERN

Nenhum comentário:

Postar um comentário