quarta-feira, 30 de abril de 2014

Ivete Sangalo celebra 20 anos de carreira: “mãe, eu consegui!”

De vocalista da Banda Eva a cantora consagrada no cenário nacional, Ivete Sangalo celebra 20 anos de carreira com lançamento de DVD gravado "em casa"


Ivete Sangalo. Foto: Divulgação

Ivete Sangalo. Foto: DivulgaçãoNo início da década de 1990, Ivete Sangalo surgia no cenário nacional como vocalista da Banda Eva. Hoje, consagrada também fora do Brasil, a baiana de Juazeiro lança seu quinto DVD para comemorar os 20 anos de carreira. Na tarde desta terça-feira (29), ela recebeu jornalistas no Hotel Sheraton WTC, na zona sul de São Paulo, para falar sobre o projeto.
“A intenção era voltar pra minha casa e dizer: mãe, eu consegui! Estou realizada, estou bem”, afirmou a cantora sobre o local escolhido para a gravação: a Bahia. “E é uma forma de eu me exibir também, né?”, brincou.
Gravado em dezembro do ano passado, o novo trabalho da artista reuniu cerca de 40 mil pessoas na Arena Fonte Nova, em Salvador. Após gravações tão representativas quanto essa em locais emblemáticos, como o Maracanã, no Rio, e o Madison Square Garden, em Nova York, Ivete voltou “pra casa”. Há exatos 10 anos, foi lá, no extinto estádio Octávio Mangabeira, que ela fez o primeiro álbum ao vivo de sua carreira.
Ivete falou sobre o aprendizado nesses 20 anos de estrada. “Quando eu assisto o DVD eu sinto uma energia semelhante a de quando comecei na Banda Eva. É a vontade, a alegria e o tesão de fazer isso”, disse. E o sucesso alcançado? “Quando comecei a cantar me perguntavam: ‘- Ivete, você quer ser uma cantora famosa?’ Isso nunca passou pela minha cabeça. Eu não sei se era por falta de um objetivo ou se era por uma percepção de impossível que isso acontecesse”, contou.
Além de sucessos que marcaram época como Beleza Rara, Arerê, Festa e Sorte Grande, o disco traz o single de sucesso Tempo de Alegria e a inédita Amor Que Não Sai, um reggae do bom assinado por Gigi e Dan Kambaiah, que começou a tocar nas rádios há duas semanas.
Como costuma fazer na maioria de seus trabalhos, a cantora escolheu amigos para dividir o palco nas quase cinco horas de gravação. Bell Marques, Alexandre Pires, Alexandre Carlo (vocalista da banda Natiruts), o saxofonista Paulinho Andrade e Saulo Fernandes, com quem entoou a romântica Cruisin, compuseram a seleta lista de Ivete.
Fazendo percussão com instrumentos criados a partir do lixo, os britânicos do grupo Stomp foram os responsáveis por receber a anfitriã da noite após sua primeira troca de figurino – ao todo foram cinco. Ivete arrancou sorrisos quando disse que teve o primeiro contato com o grupo em uma de suas idas à Nova York, utilizando programas de milhas. “Que é? Vai dizer que vocês nunca juntaram milhas? Só viajo de milhas!”, brincou.
O CD e DVD Multishow Ao Vivo – Ivete Sangalo 20 Anos chega às lojas de todo o Brasil em 6 de maio. O produto estará disponível em três versões: o DVD duplo com 31 faixas, o DVD simples, com a seleção de 23 músicas, e o CD que traz 18 canções, entre elas Amor Que Não Sai, Pra Frente e Vejo o Sol e a Lua. O primeiro show da turnê está programado para Vitória, no Espírito Santo, no dia 2 de agosto.
Fã do pop
Fã de música pop, Ivete falou que escuta muito Beyoncé e Rihanna, além de apreciar também as vozes de Mariah Carey, Shakira, Katy Perry, Alicia Keys, Fergie e Joss Stone. Questionada se ouvia a britânica Sade, Ivete respondeu: “Você acha que o menino foi feito como?”, disse referindo-se ao filho Marcelo, de 4 anos. Sobre a possibilidade de uma nova gravidez, ela brincou: “Estou comprando o CD novo dela (Sade). Estou esperando Deus mandar”.
Corpão
Famosa por suas pernas grossas e malhadas, a boa forma da cantora também foi lembrada.
Fonte: Terra

Advogado é procurado por atirar no rosto da namorada em João Pessoa

Conforme as investigações, companheiro da advogada é o principal suspeito de tentar matá-la e já teria agredido outra mulher


thtrhrehrtrehO advogado Itamar Montenegro (foto) é procurado pela polícia como principal suspeito de ter atirado no rosto da namorada Érica Vanessa Lira, de 31 anos. O crime aconteceu na quinta-feira (24) no apartamento do casal, no bairro do Bessa, Orla de João Pessoa.
A Policia Civil informou que outra mulher que já teve relacionamento com ele no passado relatou casos de agressão e violência.
Érica Vanessa foi ferida com um disparo na boca e desde o dia do crime que ela está internada em situação grave no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa.
A Polícia Civil pede para que quem tiver informações sobre Itamar, por favor, entre em contato através dos telefones gratuitos 190 ou 197 para formalizar a denúncia. A identidade é totalmente preservada.

Fonte: Portal Correio

EMPARN de Caicó começa a instalar Torre Micrometeorológica


SAM_0304O Instituto Nacional do Semiárido já iniciou os trabalhos de instalação da Torre Micrometeorológica na Base da Emparn em Caicó. A área escolhida para implantação da pesquisa já está sendo trabalhada em um projeto da Emparn que contempla a Avaliação e Recuperação de Áreas Degradadas no Semiárido Potiguar, em que espécies nativas e exóticas foram plantadas para observação do desenvolvimento.
O projeto que vamos trabalhar junto a Emparn Caicó é intitulado: “Medidas de fluxos de gases entre a vegetação, solo e a atmosfera na parcelas Par-Pa”. O aumento da concentração de CO2 tem profundas implicações no clima do planeta. Esse aumento em grande parte se deve a diversas atividades antrópicas, que por um lado têm aumentado a quantidade emitida para a atmosfera, principalmente pela queima de combustíveis fosseis e por outro têm diminuído a capacidade dos sorvedouros terrestres“, falou Lindenberg Lucena da Silva, coordenador do Instituto Nacional do Semiárido.

Marcs Dantas

RN registra verdadeira epidemia de acidentes no ambiente de trabalho

A Procuradoria Regional do Trabalho e a Superintendência Regional do Trabalho, órgãos federais responsáveis pelo acompanhamento das políticas de trabalho e emprego no Rio Grande do Norte, aproveitaram a passagem ontem do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho para alertar a opinião pública sobre o fato de que mais de 14 mil trabalhadores potiguares foram vítimas de problemas dessa natureza nos últimos dois anos, dos quais 41 perderam a vida.
Na opinião da procuradora regional do Trabalho, advogada Ileana Neiva, esses dados levantados pelo Ministério da Previdência denotam a ocorrência de uma verdadeira epidemia de acidentes e doenças trabalhistas no Estado, contra a qual a sociedade precisa se mobilizar, exigindo melhores condições de trabalho e uma fiscalização mais rigorosa nos ambientes internos das empresas e instituições contratantes de mão de obra.
A procuradora também defende que o custo dos acidentes do trabalho deve ser suportado por quem lhes dá causa, e não pelas famílias dos trabalhadores, pelo Sistema Único de Saúde e pelo INSS, que são hoje os maiores responsáveis pelo pagamento da conta originária da falta de prevenção das empresas.

Barauna: Jovem encontrada morta foi identificada por familiares

ingrid
A jovem encontrada morta e enterrada na ultima sexta feira na zona rural de Barauna,foi identificada por familiares que compareceram ao Itep para reconhecimento do corpo.
O corpo segundo a familia é da jovem Ingridi Naiara dos Santos de 22 anos moradora do Assentamento Real localizado proximo a Maisa na zona rural de Mossoró.
Ela saiu de casa na sexta feira da semana santa e não mais retornou.
mortabarauna3

Ocamara2

PARNAMIRIM: Homem visivelmente transtornado arrancou fora seus protocolos.


Um homem visivelmente transtornado sentou em uma calçada, nu, e utilizando um intrumento cortante arrancou fora seus protocolos.
 A cena chocou os moradores da localidade, que presenciaram o fato macabro e acionaram a Polícia Militar. O cara foi socorrido e levado para o hospital Deoclécio Marques de Lucena. 
Segundo informações de um policial moradores da rua disseram que o homem estava sob efeito de drogas.
Fonte: Passando na Hora
Na madrugada de hoje 30 de abril vários por volta das 03:30hs elementos em dois carros invadiram a cidade de Pendências e explodiram o único banco da cidade, que fica na Praça Luiz Gonzaga a rua Aécio Medeiros, centro, uma madrugada de terror para a população.
Segundo as primeiras informações dão conta de que foram disparados vários tiros na porta do banco, e um carro ficou dando voltas na praça efetuando tiros pra cima.
Ainda de acordo com as informações os elementos pegaram um vigia de rua, amarraram e colocaram dentro do carro como refém, após o assalto os assaltantes abandonaram o vigia no posto de combustível que fica na saída da cidade.

Creditos:falandoirreverente

Preta Gil declara: "Estou realmente assustada"

Preta Gil declara:
(Foto: Reprodução/Internet)
 
Preta Gil fez um desabafo em seu perfil do Instagram sobre as mortes do menino Bernardo e do dançarino Douglas Rafael da Silva Pereira, o DG, além do caso de racismo contra o jogador Daniel Alves nesta terça-feira (29).
"Resolvi escrever para não engasgar, ter insônia ou uma úlcera. Nem sei se vou publicar isso, mas se estiverem lendo é porque mudei de ideia. Estou aqui na minha vida, trabalhando, fazendo mil coisas ao mesmo tempo, mas estou ligada no que se passa no mundo real e virtual. Estou triste pela guerra no Rio e pelas vítimas, sejam elas policiais, negros, brancos, ricos ou pobres. Ninguém merece viver com medo. Estou chocada com o caso do menino Bernardo; enojada. Fiquei orgulhosa com a atitude do Daniel Alves, ele deu uma banana para o preconceito e mostrou que de macaco não tem nada. Ele foi muito humano. Estou vendo o movimento da banana e respeito quem aderiu, pois tenho certeza que foi de coração. Mas não sou macaca, eu tenho minha própria opinião, sou negra com muito orgulho! Racismo é crime, cadeia neles", escreveu ela na rede social.
A cantora também comentou sobre as montagens de uma foto em que aparece ao lado das atrizes Carolina Dieckmann e Fernanda Paes, segurando cartazes de protesto durante o programa "Esquenta!", da TV Globo. Nas imagens modificadas, ela posa exibindo frases diferentes. "Estou vendo as montagens na minha foto com Carol e Fê sendo modificada com vários dizeres. Uns engraçados, uns irônicos e outros bem violentos. Não me surpreendo pois respeito o individualismo intelectual e até mesmo o modismo. Opinião cada um tem a sua. No mundo de hoje, está difícil dizer quem está certo e quem está errado, cada um defende seu ponto de vista e vamos em frente. Hoje, li no Facebook opiniões diversas sobre o caso do DG e o movimento da banana. Com poucas concordei e muitas me assustaram. Muito preconceito, racismo e ignorância mascarados e justificados como opinião", afirmou.
Preta aproveitou o momento para deixar uma reflexão. "Minha gente, o grande barato da vida é aprender, evoluir, transformar, amar... Nem tudo é do jeito que pensamos, nem tudo é do jeito que lemos. Estou cansada! É tanto ódio, julgamento, tanta sentença precipitada. Estou realmente assustada, o ser humano é tão nojento e cruel que estou quase querendo ser macaco agora. Boa noite, fiquem com Deus", finalizou.

(DOL com informações do site Band)

Açude Dourado tem água para abastecer Currais Novos até o final do ano


Numa entrevista a uma rádio local de Currais Novos, o engenheiro da Caern, Eudes Medeiros, informou que a água acumulada no Dourado nas últimas chuvas dá para abastecer Currais Novos até o fim do ano.

Credito: Jean Souza

terça-feira, 29 de abril de 2014

Polícia Civil localiza em esconderijo utilizado pelos assaltantes dos Correios de Patu/RN

Sem títuloPoliciais Civis das cidades de São Bento e Catolé do Rocha após investigações entraram em diligências, no dia de ontem 28/04/2014, no sentido de localizar os demais elementos que participaram da ação criminosa ocorrida no último dia 24/04/2014 que culminou com a morte do gerente dos Correios da cidade de Patu/RN e também com um policial gravemente ferido.
Após serem surpreendidos pela policia, os assaltantes entraram em confronto e houve troca de tiros no meio da mata na divisa RN/PB, o saldo foi um assaltante morto, já identificado como sendo SAMARONE PEREIRA DE CARVALHO, de 38 anos, o qual era procurado pela justiça do RN.
Havia a informação dos outros elementos da quadrilha serem paraibanos e de fato, policiais civis das cidades de São Bento e Catolé do Rocha, após receberem uma denuncia anônima fizeram uma incursão numa mata, na zona rural, da cidade de Paulista/PB. Ao chegarem no local visualizaram um veiculo Chevrolet Corsa, cinza, placas NNP-8102/Mossoró-RN escondido por trás do possível local utilizado como ponto de saída e encontro dos assaltantes.
No esconderijo, que se trata de uma casa, ainda em fase de acabamento, foram encontrados rádios comunicadores, um carregador de pistola Glock .380, um porta munições, uma touca ninja, e até um equipamento utilizado para bloquear sinais de satélite de rastreamento de veículos e cargas. Após a consulta no veiculo encontrado, verificou-se que o mesmo não possuía nenhuma restrição por roubo e furto, o veiculo teria sido utilizado por SAMARONE para vir até a PB encontrar seus comparsas e de lá planejaram o roubo dos correios de Patu/RN em um veiculo roubado que possivelmente já estaria anteriormente no esconderijo.
Fonte: São Bento Online, com informações da Polícia Civil

Potiguar tem nome lembrado para ser candidato a Vice Presidente da República


O senador potiguar José Agripino Maia, teve seu nome lembrando pelo pré-candidato a Presidente da República, Aécio Neves para ser seu companheiro de chapa nas eleições presidenciais deste ano.
José Agripino se credencia como pré-candidato a vice-presidente da República, devido ser um dos opositores  mais ferrenhos ao governo do PT, desde a primeira eleição de Lula como presidente a gestão atual da presidente Dilma, além disso José Agripino possui grande aceitação dentro de seu partido, o Democratas.

Última parcela o FPM referente ao mês de abril será creditado amanhã

A terceira parcela, referente ao mês de abril, do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será creditada nesta quarta-feira, 30 de abril, na conta das prefeituras. O repasse será de R$ 1.665.432.403,76, já com o desconto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Em valores brutos, somada a retenção do Fundeb, o montante será de R$ 2.081.790.504,70.
Em comparação com igual período de abril de 2013, o decêndio teve um crescimento de 10,32%, isso em termos brutos e nominais, sem considerar a inflação. Porém, este decêndio veio menor que a previsão da Receita Federal do Brasil (RFB) em 1,45%.
O acumulado dos decêndios de abril de 2014 soma R$ 5,779 bilhões, enquanto que no mesmo período do ano anterior o acumulado ficou em R$ 5,328 bilhões. Em termos reais o mês de abril acumulou um crescimento de 8,5% em relação ao ano passado.

Currais Novos: “Chuva de assaltos” e muito trabalho para a polícia na noite desta segunda

Parece que nem a chuva esfriou a cabeça dos infratores na noite desta segunda-feira (28) em Currais Novos. Foram registrados pelo menos dois delitos de furto, sendo um arrombamento a uma loja de material de construção e um assalto a uma farmácia.
O primeiro aconteceu na farmácia Irmã Dulce, no centro da cidade. Segundo informações, um homem entrou no estabelecimento armado com um revolver (aparentemente de brinquedo) e anunciou o assalto. A PM foi acionada e conseguiu deter um menor de 15 anos com um revólver, que na verdade é um isqueiro, porém a vítima com medo de represaria se recusou a prestar queixa e o menor teve que ser liberado.
O segundo delito aconteceu por volta das 22:30 numa loja de material de construção localizada na Rua Santa Rita com Abílio Chacon, bairro JK, quando um meliante aparentemente menor de idade arrombou e assaltou o comércio. A proprietária estava no local e foi orientada pelo bandido para não gritar. O assaltante fugiu levando cerca de R$ 40,00.
Mas a polícia não parou de trabalhar por aí. Além desses delitos, os policiais receberam a informação que um veículo Passat amarelo estaria circulando pelo Bairro Paizinho Maria com homens armados. A PM está em alerta a procura desse carro.

J.Júnior PM C. Novos

Lagoa Nova: Ibama e PRF realizam operação e apreendem armas e animais silvestres

J.Júnior PM C. Novos
Foto inlustrativa
Visando coibir a caça predatória de animais silvestres e aves migratórias (Arribaçãs), a PRF em parceria com o Ibama realizaram uma operação na manhã desta segunda-feira (28) no município de Lagoa. Na operação foram presos quatro homens e com eles foram aprendidas duas espingardas calibre 32, uma calibre 36 e muita munição, além de uma Tacaca, um Peba,  aves silvestres e gaiolas.
Durante a operação alguns suspeitos fugiram e deixaram para trás aves abatidas e alguns objetos usados na caça dos animais.
A operação continuará por tempo indeterminado na região do Seridó. Algumas das aves apreendidas foram soltas na natureza e outras foram levadas para a sede do Ibama onde passarão por avaliação de um veterinário e posteriormente soltas na natureza.
Os presos responderão por crimes ambientais e posse ilegal de arma de fogo.

Do nosso Blog: Está faltando esse trabalho ser feito em nosso municipio.

Crime Rio dançarino: Mãe do dançarino diz ter sido ameaçada de morte

A auxiliar de enfermagem Maria de Fátima da Silva, mãe do dançarino Douglas Pereira, o DG, disse ter sido ameaçada de morte na tarde desta segunda-feira, 28, quando caminhava na ciclovia da Lagoa Rodrigo de Freitas. O governo do Estado ofereceu à Fátima a possibilidade de ingressar no programa de proteção à testemunha.
Fátima contou que caminhava na ciclovia, quando percebeu um carro reduzindo a velocidade e se aproximando dela. Um homem branco, com uma tatuagem de dragão no braço, e olhos castanhos claros mostrou uma pistola para ela. "Cala a sua boca ou eu vou calar", teria dito o homem.
Fátima assistiu a uma missa, em memória do seu filho, e em seguida foi à 13ª DP registrar queixa sobre a ameaça. O advogado Rodrigo Mondego, que acompanha o caso pela Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ, disse que ainda vai conversar com Fátima sobre a oferta do governo do Estado.
A perícia realizada no Morro Pavão-Pavãozinho no dia seguinte à morte do dançarino Douglas Rafael da Silva Pereira, o DG, de 26 anos, apontou que houve tiroteio recente na favela, informou o delegado Gilberto Ribeiro, titular da 13ª Delegacia de Polícia (Ipanema). Os peritos encontraram marcas de tiros nas paredes dos dois lados de uma quadra esportiva, próximo ao local em que o dançarino participava de um churrasco. Moradores acusam os policiais da Unidade de Polícia Pacificadora de terem feito os disparos. Para o delegado, a perícia é indício de que houve confronto com traficantes.
O delegado enviou 50 cápsulas de projéteis da PM para análise no Instituto de Criminalística Carlos Éboli, para serem comparadas com uma cápsula deflagrada e a ponta de uma bala recolhida nas proximidades do local em que DG foi encontrado morto. Ambas são de calibre ponto 40, de uso exclusivo das polícias, mas a munição também é utilizada por criminosos.

Missa para João Paulo atrai 80 mil

Uma missa em ação de graças pela elevação de João Paulo II a santo, celebrada às 10 horas de ontem pelo cardeal Angelo Comastri, arcipreste (administrador) da Basílica de São Pedro, atraiu 80 mil peregrinos à Praça de São Pedro, no mesmo local em que o papa Francisco presidiu domingo a cerimônia de canonização.
A maioria dos fiéis era de poloneses que continuam enchendo o Vaticano e ruas vizinhas com suas bandeiras e orações. Eles rezam também na Igreja do Espírito Santo e da Divina Misericórdia, numa rua transversal à Vila della Concilliazione, principal acesso à Praça de São Pedro. Nessa igreja, há um altar dedicado a São João Paulo II e outro à Divina Misericórdia.
O cardeal Comastri exaltou várias virtudes e qualidades de João Paulo II, a começar pela defesa da vida, numa época em que se difunde a cultura do descartável. O cardeal disse que o papa polonês lutou pela paz durante as duas guerras do Golfo e que teve a coragem de ir ao encontro dos jovens para libertá-los da cultura do vazio e do efêmero, e convidá-los a acolher Jesus Cristo.
Pequenos grupos de conterrâneos de João XXIII, também canonizado domingo, juntaram-se aos poloneses na praça. "Sou da cidade de Castelli Calepio, a 50 quilômetros de Sotto il Monto, na província de Bérgamo, onde nasceu o papa Roncalli", disse Margherita Cerea, conhecida como a Mãe de Omar, o filho que morreu vítima de assalto, há 11 anos.
Margherita foi no dia 20 em peregrinação à Casa Natal de São João XXIII, em Sotto il Monte, e em seguida veio assistir à canonização em Roma. Hoje, ela lamentava que o cardeal Loris Capovilla, secretário de Roncalli durante 10 anos, não tenha podido assistir à cerimônia. O cardeal, de 98 anos, alegou que, por causa de sua idade, a viagem seria muito difícil.
Um dia depois da cerimônia que atraiu 500 mil pessoas ao Vaticano e mais 300 mil a vários pontos de Roma onde foram instalados telões, as ruas já foram varridas e lavadas, sem nenhum lixo. As lojas de artigos religiosos continuam movimentadas. Segundo a Rádio Vaticano, a celebração teve 120 delegações oficiais de 24 chefes de Estado e monarcas e 10 chefes de governo, O papa Francisco recebeu hoje em audiência o rei Juan Carlos e a rainha Sofia, que encabeçaram a delegação da Espanha.
Até uma semana antes, calculava-se que cerca de 5 milhões de pessoas assistissem à canonização - três vezes mais que o público presente na beatificação de João Paulo II, em 1º de maio de 2011, quando a multidão chegou a 1,5 milhão de fiéis, segundo a Policia de Roma, ou 1 milhão, segundo o Vaticano. A explicação para ter havido "apenas" 800 mil no domingo é que os peregrinos se assustaram com a possibilidade de haver um caos na cidade, sem estrutura para receber tanta gente. Roma tem menos de 3 milhões de habitantes (2.720.000 em outubro de 2007,segundo a prefeitura).

PSB mantém diálogo sobre composição

Presidente estadual do PSB, a vice-prefeita Wilma de Faria afirmou ontem que o partido tem mantido diálogo com partidos com os quais houve o anúncio da formação de uma aliança majoritária para a possível composição proporcional. Ela disse que sempre conversa com integrantes do PSB, mas ainda não há uma decisão tomada. Segundo Wilma de Faria, no momento oportuno haverá definição sobre o assunto.
Wilma de Faria afirma que questão nacional está superadaJunior SantosWilma de Faria afirma que questão nacional está superada

A vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, participou ontem do seminário “Os Motores do Desenvolvimento do RN”. Ela disse que o PSB tem discutido projetos de reformas tributárias para que os estados tenham melhores condições de financiamentos das políticas públicas.

“Diante de tantas dificuldades inerentes das atividades, visivelmente agravada pela ausência de incentivo do Governo do RN, consideramos válida esta iniciativa de fazer um panorama sobre a economia do Estado, perspectivas de crescimento e oportunidades que estão surgindo”, comentou Wilma de Faria.

Ela afirmou também que possíveis dificuldades para as decisões tomadas no RN com a Executiva nacional do PSB, na eleição deste ano, estão superadas.

Inicialmente, os dirigentes do partido no âmbito nacional chegaram a cogitar que a  pré-candidatura da vice-prefeita ao Senado não seria a opção preferida da sigla, uma vez que, por ter candidato próprio à Presidência, para o PSB poderia ser mais adequado sair com um nome para o Governo do Estado.

Mas, segundo a presidente estadual do PSB, essas questões estão resolvidas. A deputada federal Sandra Rosado, também filiada ao Partido Socialista Brasileiro, reforçou ontem que não há mais resistência do presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, à candidatura de Wilma de Faria ao Senado e de uma aliança com o PMDB, no Rio Grande do Norte.

Governadora estranha pedido de impeachment

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM)  expressou estranheza sobre o  Ministério Público processá-la, “em ano eleitoral”, por improbidade administrativa no caso envolvendo o Hospital da Mulher, em Mossoró. A ação ajuizada junto a 3ª Vara da Fazenda Pública, na última sexta-feira (25), aponta irregularidades na contratação da Associação Marca pelo governo do Estado para gerir o Hospital, em 2012, por meio de um esquema fraudulento que desviou R$ 11,9 milhões.  Este é o terceiro procedimento por improbidade na gestão de Rosalba, impetrado pelo MPE, em pouco mais de um mês.
Rosalba lembra situação de emergência e questiona atitude do Ministério Público em ano eleitoralAlex RegisRosalba lembra situação de emergência e questiona atitude do Ministério Público em ano eleitoral

“Por que o Ministério Público não fez os questionamentos quando o processo começou? Vem fazer agora, dois anos depois e em ano eleitoral, acho muito estranho”, destacou a Rosalba Ciarlini. 

A chefe do Executivo, o ex-secretário de saúde Domício Arruda e outros 15 acusados e nove empresas são responsabilizados por improbidade administrativa e pede ressarcimento do prejuízo causado aos cofres públicos, em ação assinada pelo procurador geral de Justiça Rinaldo Reis. 

O procedimento decorre da Operação Assepsia, deflagrada em 2012, que investiga suposto esquema de desvio de recursos públicos no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde de Natal com reflexos na Sesap. O processo administrativo para a contratação da OS pelo Governo do Estado por dispensa de licitação, sob justificativa de situação emergencial, de acordo com o Ministério Público, foi manipulado pela governadora  e pelo então Secretário de Saúde, Domício Arruda.

O contrato com a associação A.Marca, explicou a governadora, foi a solução encontrada para atender uma situação emergencial na rede materno-infantil,  a partir do fechamento de unidades de saúde da rede privada de Mossoró que atendiam via SUS (Maternidade Santa Luzia, Mater Dei e Duarte Filho). Sem os serviços, a população era obrigada a buscar atendimento em Russas, no Ceará. “Esta foi, à época, a forma mais rápida de dar resposta para hoje ele ser o que é: um hospital público, com servidores públicos, totalmente inserido na rede”, enfatizou. 

Rosalba lembrou que foi “uma decisão do governo” a intervenção, bem como uma auditoria interna realizadas no Hospital da Mulher quando surgiram denúncias contra a OS contratada, com a deflagração da Operação Assepsia, na Secretaria Municipal de Saúde Natal. “Por precaução e zelo da coisa pública, quando foi questionada a lisura da contratada (A.Marca), fizemos a auditoria e instituímos uma servidora pública de carreira para acompanhar o processo”, disse.

A servidora em questão, Valcineide Alves, figura entre as 17 pessoas acusadas na ação de improbidade por ter “dificultado o trabalho da comissão técnica da Sesap durante a auditoria”, segundo o Ministério Público, inclusive “atrapalhando o acesso a documentos e informações e coagindo servidores”.

Questionada sobre uma possível retaliação do Ministério Público frente aos cortes no orçamento imputados pelo governo do Estado, a governadora esquivou de responder. “Tenho governado com honestidade, respeitando as leis e a independência dos poderes”, disse. E  justificou que os recursos que mantêm os Poderes “é do povo potiguar, através do Tesouro Estadual” e precisou passar por adequação orçamentária mediante a frustração da arrecadação em mais de R$ 400 milhões, no ano passado. “O Estado passa por dificuldades, inclusive sem poder atender outras demandas, serviços essenciais a população por falta de recursos”, admitiu.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Participe...


Delegada reage a assalto e diz que com ela ‘é tiro, porrada e bomba’

delegada_mgUma delegada aposentada de Belo Horizonte vem fazendo sucesso no Facebook depois que resolveu compartilhar na internet o caso de uma tentativa de assalto contra ela, que aconteceu na última quinta-feira (24), no bairro Palmares, na região Nordeste de Belo Horizonte. Após o caso, em que o bandido foi baleado e acabou preso, a policial fez um post contando a situação e terminou dizendo que “bateu de frente comigo é tiro, porrada e bomba”, destacando o trecho da música “Beijinho no Ombro”, da funkeira Valesca Popozuda.
O crime aconteceu na tarde de quinta, no momento em que Rosely Baeta Neves chegava em casa depois de deixar a filha na escola. “Passei no supermercado e parei na porta do meu prédio para entregar as compras para minha empregada. Nesse momento, resolvi ligar para o meu marido, pois ia ao banco e queria saber quanto deveria sacar”, explicou a policial.
Enquanto conversava ao celular dentro do carro, uma Mitsubishi ASX, a mulher percebeu um homem se aproximando em uma motocicleta com baú. A princípio, ela pensou que fosse um entregador, mas, em seguida, o suspeito parou o veículo e anunciou o assalto. “Ele estava com uma pistola .40 e eu sempre ando com a minha calibre 45 debaixo das pernas. Quando ele mandou eu descer do carro, disse que estava de salto alto e, pelo carro também ser alta, desembarcaria devagar. Assim que saí do veículo saquei a arma e disse que era da polícia”, contou Rosely.
Quando ficou sabendo, o bandido pediu para a delegada ter calma e chegou a atirar uma vez. Por sorte, ela não se feriu. Segundo a aposentada, ela também disparou quatro vezes e, dois disparos atingiram a perna e o abdômen do suspeito. “Saí correndo atrás dele, chovia muito no dia. Só escutei uma mulher pedindo para eu descer do salto”, lembra com bom humor.
Após correr alguns quarteirões, ela voltou para o prédio e acionou a Polícia Militar. Na versão de Rosely, o homem foi localizado após dar entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região. Ao levantar a ficha do criminoso, a polícia descobriu que ele morava no bairro Tupi. Ao chegar ao imóvel, policiais encontraram dois carros, sendo um dele um Bravo 0 KM. O assaltante teria participado, em data anterior, de duas “saidinhas de banco”, sendo que, em uma delas, levou R$ 60 mil.
“No dia do crime mesmo postei a história no Facebook, mas não imaginei que fosse repercutir tanto. No momento em que escrevia a mensagem, lembrei do professor de filosofia que colocou o trecho da música em uma prova e também resolvi colocar. Não sou fã da Valesca, mas já tinha visto o clipe”, disse a mulher.
Apesar da história ter acabado bem, Rosely alerta que o “cidadão comum” não deve reagir a assaltos. “Não indico ninguém a reagir. Eu tenho experiência e estava preparada. Se uma pessoa pensa em fazer isso, ela deve ter preparo emocional e técnico. Caso contrário, os cidadãos devem cobrar do Estado segurança. A sociedade virou refém de bandido. Pagamos muitos impostos e temos que ter segurança. A vida vale mais que qualquer bem”, finalizou.
A Polícia Militar informou que a motocicleta usada pelo suspeito na tentativa de assalto, Honda Falcon, de cor preta, foi apreendida por ter sido utilizada em uma ação criminosa.
Carreira na Polícia Civil
Rosely Baeta Neves tem 48 anos e ficou na corporação por 30. Há oito meses, ela pediu a aposentadoria. Durante a carreira, a delegada passou pelas delegacias de Narcóticos, de Furtos e Roubos, Furtos e Roubos de Cargas e Departamento de Operações Especiais da Polícia Civil (Deoesp) de Belo Horizonte.
“Entrei na polícia com 18 anos e amo a minha profissão. Sempre trabalhei no setor operacional, nunca quis ser da área administrativa. Só no Deoesp ficou por dez anos. Mesmo aposentada, não vou deixar de cumprir meu dever como policial”, disse.
Jornal O Tempo

Eleitor tem até o dia 7 de maio para tirar título

O eleitor que pretende tirar o título pela primeira vez ou pedir a transferência do documento para outro estado tem até o dia 7 de maio para fazer os pedidos à Justiça Eleitoral. O prazo também vale para pessoas com deficiência solicitarem transferência para seções adaptadas. O primeiro turno das eleições será no dia 5 de outubro.
Para resolver as pendências, basta procurar o cartório eleitoral mais próximo. Para quem vai tirar o título pela primeira vez, é preciso levar documento oficial com foto, comprovante de residência e certificado de quitação do serviço militar, no caso dos homens maiores de 18 anos.
Para transferir o domicílio eleitoral para outra cidade, o eleitor deve apresentar um documento oficial de identificação com foto, o título de eleitor e um comprovante de residência. Algumas regras também devem ser observadas, como não ter pendências com a Justiça Eleitoral, morar no endereço atual há mais de três meses, ter tirado o primeiro título ou ter feito a última transferência do documento há pelo menos um ano.

Salvador tem a primeira igreja no mundo dedicada a São João Paulo II

Tão logo o papa Francisco terminou a missa de canonização de São João Paulo II ontem (27), o arcebispo de Salvador (BA), dom Murilo Krieger, assinou o decreto que acrescenta à Paróquia de Nossa Senhora dos Alagados o nome do novo santo. Essa é a primeira igreja do mundo dedicada a ele. Construído em 1980 especialmente para a visita do então papa João Paulo II ao Brasil, o templo na capital baiana passa a se chamar Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II.
Uma celebração eucarística ocorreu na igreja para marcar a assinatura do decreto. Todo o bairro de Alagados ficou marcado pela visita de João Paulo II porque, além da igreja, a prefeitura de Salvador asfaltou a avenida principal e aterrou ruas para a passagem dele.
A passagem do papa por Alagados, na época, também foi considerada um fator de fortelecimento dos laços da população com a igreja. Atualmente, uma creche funciona na paróquia e atende a crianças pobres da região, segundo informações da Arquidiocese de Salvador. 

Livro registra erros médicos no RN

O Rio Grande do Norte ocupa a 8ª posição no ranking nacional de erro médico com 2,23% de casos perante o Superior Tribunal de Justiça e o 1° lugar no Nordeste. As mulheres figuraram como autoras das ações em 62,8% das demandas. Em 82,35% das demandas os acusados são do sexo masculino, contra 17,65% envolvendo médicas. Esses números constam no livro “Erro Médico e Judicialização da Medicina”, mas são contestados pelo Conselho Regional de Medicina (Cremern). De acordo com o advogado especialista em causas de erro médicos e autor do livro, Raul Canal, no RN, a ginecologia e obstetrícia, acompanhando a tendência nacional, figuram em primeira classificação, com 30% dos processos. Em segundo lugar vem a oftalmologia junto a traumato-ortopedia presente em 15% das ações. Segundo o advogado, as principais queixas dos pacientes norte-riograndenses referem-se a danos ao feto devido ao retardamento do parto normal. Outra questão apontada é o deslocamento de retina durante cirurgias de catarata.
Raul Canal, autor do livro “Erro médico e judicialização da medicina”, atribui problema à qualidade da formação profissionalRayane MainaraRaul Canal, autor do livro “Erro médico e judicialização da medicina”, atribui problema à qualidade da formação profissional

Raul Canal aponta como causa para os erros principalmente a má formação dos profissionais. “As faculdades de medicina, de maneira geral, estão negligenciando o ensino dos médicos. Assim como o trabalho demasiado pode ser um dos fatores que causam erros. Outro fator é o nível de exigência da população, que aumenta o número de denúncias”, informa o advogado.

 Em um relatório apresentado pelo Cremern em 2012, foram registradas 87 denúncias de erro médico, 12 a menos do que em 2011, no qual 99 denúncias foram feitas. Em nenhum dos casos o profissional perdeu o direito de clinicar. “A maioria das denúncias dizem respeito à imperícia, pessoas que não são capacitadas para designar determinado procedimento. Mas o médico responde pelos atos que faz, ele é responsabilizado”, explica o corregedor do Cremern, Edênio Rego.

O número de recursos decorrentes de ações indenizatórias em virtude de supostos erros médicos, de 2000 a 2012, cresceu assustadores 1.600% junto ao Superior Tribunal de Justiça desde a virada do milênio, segundo informações estatísticas da própria Corte.

Apenas no primeiro trimestre de 2014, foram julgados 300% mais recursos versando sobe erro médico do que fora julgado durante todo o ano 2005, de 2006 ou de 2007. De 2011 para 2012 o crescimento foi de exatos 100% em todo Brasil.

Apenas 13,51% das demandas são manejadas exclusivamente contra o médico. A pessoa física do médico juntamente com pessoas jurídicas, como hospitais, clínicas, casas de saúde e o poder público figuraram em 34,23% dos processos. Já hospitais, clínicas e casas de saúde, sem a presença do profissional liberal, figuraram em 54,06%. Nos casos de indenização, os valores variam de 4 a 150 mil reais para os pacientes.

Superar um tratamento médico mal-sucedido pode levar muito tempo. Não raro, as cicatrizes permanecem no corpo por toda a vida, insistindo numa lembrança indesejável. Mas, ainda que traumatizado pelo episódio, o paciente deve considerar que há prazos legais para se buscar a reparação na Justiça. 

Da TN

Órfãos há 20 anos

Há exatos 20 anos, o Brasil perdia seu maior piloto e um dos maiores ídolos nacionais. No dia 1 de maio de 1994, Ayrton Senna sofreu um grave acidente no Grande Prêmio de San Marino, na Itália, e faleceu aos 34 anos. Na ocasião, Senna era o líder da prova e perdeu o controle na curva Tamburello, do Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Imola, o que fez ele se chocar contra o muro de proteção. A prova foi interrompida e um clima de comoção tomou conta dos presentes e dos milhões que assistiam a tudo pela TV. Se aparentar qualquer reação, Senna foi retirado de seu carro e levado diretamente para o hospital, onde sua morte foi confirmada poucas horas depois.
No próximo dia 1 de maio relembra-se a data na qual os domingos pela manhã ficaram mais tristes sem as vitórias do piloto Ayrton SennaArquivo TNNo próximo dia 1 de maio relembra-se a data na qual os domingos pela manhã ficaram mais tristes sem as vitórias do piloto Ayrton Senna

O GP de San Marino já havia sido marcado por outros acidentes que confirmavam a falta de segurança da pista. Na sexta-feira, Rubens Barrichello perdeu o controle de sua Jordan depois de passar por uma zebra e se chocou contra uma barreira de pneus. Com o acidente, Rubinho teve pequenas escoriações e o nariz quebrado, voltando ao cockpit duas semanas depois.

No sábado, na etapa classificatória, o austríaco Roland Ratzenberger bateu na curva Gilles Villeneuve após a asa dianteira do seu carro se desprender. Assim como Senna, Ratzenberger não resistiu ao impacto em alta velocidade e faleceu. Depois dos incidentes, o brasileiro se reuniu com os outros pilotos para discutirem sobre normas de segurança.

Mesmo tendo ameaçado não competir, Senna foi para a pista com uma bandeira da Áustria em seu macacão, com a intenção de homenagear o colega caso conseguisse chegar ao pódio.

O mundo lamentou sua morte, e seu funeral em São Paulo foi acompanhado por milhares de fãs e personalidades da Fórmula 1. Entre os pilotos escoltando seu caixão estava Alain Prost, seu maior rival nas pistas. Também presente estava Sir Frank Williams, seu último chefe de equipe, que declarou: “Ayrton não era uma pessoa comum. Ele foi na verdade um homem mais grandioso fora do carro do que dentro dele.”

Mesmo 20 anos depois, a figura mítica de Ayrton Senna ainda está viva na memória do povo brasileiro e dos apaixonados pela competição. Em eleição feita pelo canal britânico BBC em 2012, ele foi eleito o melhor piloto de todos os tempos. “Provavelmente nenhum piloto da Fórmula 1 tenha se dedicado mais ao esporte e dado mais de si em sua busca pelo sucesso. Ele era uma força da natureza, uma combinação incrível de muito talento e, em alguns casos, uma determinação espantosa”, lia-se no artigo do site do conhecido veículo britânico.

Além de sua genialidade nas pistas, Senna foi uma das personalidades mais carismáticas do esporte. Seu brilho como piloto era acompanhado por um intelecto iluminado e um carisma que conquistou a Fórmula 1 como nunca antes. Ninguém tentou mais intensamente ou se levou aos limites mais distantes, nem discursou tanto sobre os limites que somente os grandes pilotos alcançam.

A forma com que Senna colocava tudo de si em tudo que fazia lhe rendia a admiração geral. Atrás do volante seu comprometimento era marcante, e assistir Senna em uma eletrizante volta de classificação ou incansável perseguição ao carro da frente despertava uma combinação de admiração com temor pelo seu futuro.

Consciente da própria mortalidade, Senna era passional na sua infinita luta para ir além dos seu limites, uma perseguição que acabou por lhe tomar a vida da forma que ele próprio afirmou. “Eu quero viver a vida muito intensamente. Eu nuca iria querer viver parcialmente, sofrendo de alguma doença ou lesão. Se algum dia eu sofrer um acidente que me custe a vida, eu espero que aconteça em um instante”, disse Senna no início do ano de sua morte.

A carreira
Ayrton Senna foi o 14º piloto brasileiro a disputar um Mundial de Fórmula 1. Sua primeira temporada foi em 1984 na modesta equipe Toleman Hart Turbo.  O primeiro GP disputado por Senna foi em casa, no dia 25 de março, no circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Com problemas no turbo, Ayrton teve que abandonar a prova na oitava volta.

1ª vitória no Brasil
Ayrton Senna conquistou a primeira vitória em casa em 1991, no dia 10 de março, em Interlagos. Naquele GP, Senna terminou a prova apenas com a sexta marcha. Mesmo com uma única marcha, o pilotoconseguiu manter a média de 1min25 por volta. Isso foi registrado e comprovado pelas câmeras de TV instaladas em seu carro. O esforço foi tanto para completar a prova que Senna teve de ser ajudado para sair do carro.

1º título mundial
O primeiro título mundial de Ayrton Senna veio em 1988, com a McLaren. Foi uma campanha brilhante e uma cirrada batalha contra
o companheiro Alain Prost. Senna venceu oito das 16 provas do campeonato. Naquele ano, o brasileiro voou baixo e provou que era o piloto mais rápido da categoria ao obter 13 pole-positions.

Rei de Mônaco
No seu primeiro GP em Monte Carlo, em 1984, Senna deu um espetáculo. Debaixo de chuva, com a modesta Toleman se preparava para ultrapassar o francês Alain Prost, que liderava a prova, os dirigentes do GP interromperam a prova, argumentando que a chuva estava forte demais.O brasileiro venceu o GP de Mônaco por seis vezes e virou o “rei de Mônaco”.

Nos braços do povo
No GP de 28 de março de 1993, no Brasil, em Interlagos, Ayrton Senna conseguia sua segunda vitória em casa, a 37ª na carreira e a 31ª na McLaren. Nesta corrida, Prost liderava e, quando começou a chover forte, o francês bateu. Senna então aproveitou e foi ganhando posições até  vencer. Na comemoração inédita: pista invadida e Senna carregado.

O tricampeonato
No dia 20 de outubro de 1991, a Fórmula 1 conhecia o seu mais novo tricampeão mundial. Novamente no circuito de Suzuka, no Japão, Ayrton Senna disputava o título da temporada com o inglês Nigel Mansell, da Williams, que, logo na 10ª volta, abandonou a prova com problemas no freio. Daí para frente Senna deu um show e comemorou em grande estilo o tri.

Programa de TV homenageia dançarino assassinado

Douglas da Silva Pereira fazia parte do "Esquenta!", de Regina Casé

Douglas foi assassinado na última terça-feira (22) no morro Pavão-Pavãozinho (foto: ANSA)
 
Douglas foi assassinado na última terça-feira (22) no morro Pavão-Pavãozinho (foto: ANSA)
(ANSA) - O dançarino Douglas Rafael da Silva Pereira, o DG, foi homenageado na edição deste domingo (27) do programa "Esquenta!", comandado pela apresentadora Regina Casé, na TV Globo. DG foi encontrado morto na última terça-feira (22), no morro Pavão-Pavãozinho, em Copacabana. Na edição dedicada à memória do jovem, a apresentadora disse que era preciso quebrar o sentimento de impotência diante de episódios de violência como o assassinato do dançarino.

"Eu não escolhi fazer um programa jornalístico, policialesco. Hoje, infelizmente, nós não conseguimos colocar no ar um programa lindo que a gente tinha preparado. Porque um dos nossos dançarinos, talvez o mais alegre, o mais querido pelas crianças, foi brutalmente assassinado com um tiro nas costas", declarou Regina.

O programa que iria ao ar neste domingo foi regravado na tarde de sábado (26), reunindo a mãe de DG, Maria de Fátima da Silva, além de outros parentes e amigos do rapaz. O clima de emoção contagiou convidados como Fernanda Torres, Carolina Dieckman, Preta Gil e Leandra Leal. "A gente fica muito triste com esse final trágico de um membro da família do Esquenta", afirmou o apresentador Luciano Huck, em depoimento.

Emocionada, Maria de Fátima usava uma camisa com a foto do filho e a inscrição "saudade eterna". "Ele não era só meu irmão, era meu irmão, um filho e o melhor amigo que eu poderia ter", disse a irmã do dançarino.

Moradores do Pavão-Pavãozinho organizam uma manifestação na tarde deste domingo na Avenida Atlântica, em Copacabana. A Polícia Civil examina as armas dos policiais militares que estavam na Unidade de Polícia Pacificadora do Pavão-Pavãozinho/Cantagalo na noite do crime. Segundo o tio de DG, Alexandre Vieira, a família ainda procura testemunhas na comunidade que possam dar informações que ajudem a esclarecer o assassinato do dançarino. fonte: Agência Estado

Agradecimento do nosso blog

Quero aqui agradecer a todos internautas que sempre estão em busca de informações e gostam de se manterem informados, quero aqui agradecer aos internautas internacionais que vem acessando este blog como mostar a estatistica vejamos...

Estados Unidos
87
China
50
Alemanha
31
Índia
12
França
3
Indonésia
2
Luxemburgo
2
Noruega
2
Angola
1

João XXIII e João Paulo II são proclamados santos

O papa Francisco presidiu a cerimônia na Praça São Pedro

 
Multidão toma Vaticano para cerimônia de canonização (foto: ANSA)

Multidão toma Vaticano para cerimônia de canonização (foto: ANSA)(ANSA) – O papa Francisco proclamou santos os papas João Paulo II e João XXIII, em uma cerimônia solene realizada neste domingo (27), na Praça São Pedro, no Vaticano.
O Pontífice leu o texto oficial para proclamar santos o italiano Angelo Roncalli e o polonês Karol Wojtyla, diante de milhares de pessoas que compareceram ao Vaticano para acompanhar a missa.
 “Em honra à Santíssima Trindade, pela exaltação da fé católica e pelo incremento da vida cristã, com a autoridade do nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apostólicos Pedro, Paulo e Nosso, após uma longa reflexão e invocações de ajuda divina, escutando o parecer de muitos dos nossos irmãos no Episcopado, declaramos e definimos como santos os beatos João XXIII e João Paulo II, e estabelecemos que em toda a Igreja sejam devotamente honrados entre os santos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, disse Francisco.
A proclamação foi recebida com um longo aplauso e gritos de exaltação pelos milhares de peregrinos na Praça São Pedro. Logo após, os relicários de João Paulo II e João XXIII (uma ampola com sangue e um pedaço de pele, especificamente) foram colocadas ao lado do altar em que Francisco celebrou a cerimônia.
Homilia
Foto:Domenico Stinellis 
Uma multidão de fiéis acompanhou a cerimônia solene realizada pelo Papa Francisco
Uma multidão de fiéis acompanhou a cerimônia solene realizada pelo Papa Francisco

O papa Francisco afirmou que João Paulo II e João XXIII, os quais foram canonizados neste domingo (27), foram “homens corajosos”, que não tiveram “medo” de contemplar Jesus e que viveram os desafios do século XX.
“São João XXIII e São João Paulo II tiveram a coragem de olhar as feridas de Jesus, de tocar suas mãos. Não tiveram vergonha da carne de Jesus, não se escandalizaram dele, da sua cruz, não tiveram vergonha da carne do irmão”, afirmou o Pontífice, em sua homilia durante a missa solene de canonização dos Papas.
“Foram sacerdotes, bispos e Papas do século XX. Conheceram as tragédias desse século, mas não foram sobrecarregados e julgados por elas. O mais forte, neles, era Deus, a fé em Jesus Cristo Redentor do homem e Senhor da história”, destacou Francisco.
Segundo o Papa, João XXIII e João Paulo II também “colaboraram para recuperar a Igreja com sua fisionomia original”, principalmente o primeiro, através do Concílio Vaticano II.
“João XXIII foi para a Igreja Católica um pastor, um guia, mas também guiado pelo Espírito Santo. Esse foi seu grande serviço pela Igreja. Por isso, gosto de pensar nele como o ‘Papa da Docilidade do Espírito Santo’”, afirmou Francisco.
“Já João Paulo II foi o ‘Papa da Família’. Ele mesmo, uma vez, disse que gostaria de ser lembrado como o ‘Papa da Família’”, completou, pedindo para que o recém-proclamado santo cuide de todas as famílias do mundo e das atividades do Sínodo Extraordinário sobre a Família, que será realizado entre 9 e 15 de outubro no Vaticano.
Papa Francisco durante a cerimônia histórica de canonização dos papas João Paulo II e João XXIII
Foto:  Efe
Público
De acordo com estimativas da Santa Sé, cerca de 500 mil pessoas acompanharam a missa na Praça São Pedro e nas ruas próximas ao Vaticano.
Mais de 24 chefes de Estado e de Governo, delegações de 90 países e 3 mil jornalistas estão presentes no local.  Durante a madrugada, foi possível observar centenas de pessoas com cobertores e sacos de dormir em ruas ao entorno do Vaticano. Elas aguardavam a abertura da Praça São Pedro.
Entre as autoridades que assistem à cerimônia, destacam-se o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barros; o presidente e o primeiro-ministro da Itália, Giorgio Napolitano e Matteo Renzi; o rei Juan Carlos, da Espanha; e representantes da Polônia, país natal de João Paulo II.      
Bento XVI
O papa emérito Bento XVI foi recebido com aplausos e ovacionado na Praça São Pedro. ento XVI, que renunciou ao Pontificado no ano passado, foi cumprimentado pelo presidente da Itália, Giorgio Napolitano, e pelo próprio papa Francisco, assim que este ingressou na Praça São Pedro. Joseph Ratzinger se sentou em um lugar reservado a autoridades e membros da Igreja Católica para acompanhar a cerimônia.