quarta-feira, 30 de julho de 2014

RN tem mais de 100 projetos eólicos cadastrados para leilão de energia

Por Virgínia França
O Rio Grande do Norte teve 104 empreendimentos de energia eólica cadastrados para participar do Leilão de Energia de Reserva da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), previsto para acontecer em 31 de outubro. No total, a EPE cadastrou 1.034 empreendimentos interessados com uma oferta de 26.297 megawatts (MW) de capacidade instalada, sendo entregue a partir de 2017.
O Rio Grande do Norte ocupa o terceiro lugar com projetos eólicos cadastrados, perdendo para a Bahia com 236 e Rio Grande do Sul com 113. No total, foram cadastrados 626 projetos de energia eólica com um potencial de oferta de energia da ordem de 15.356 MW.
Para o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, disse que “o alto número de projetos cadastrados já permite antecipar que este será um leilão bastante competitivo”.
Projetos de energia fotovoltaica também foram cadastrados. Para o Rio Grande do Norte, foram inscritos 42 empreendimento de energia solar que gerarão uma oferta de 1.155 MW. Será a primeira vez que esse tipo de projeto não irá disputar o leilão com outras fontes.
Tolmasquim afirmou que a grande surpresa foi o número relevante de projetos de energia solar. “O número de projetos fotovoltaicos (400) totalizam mais de 10 mil megawatts de capacidade instalada, ou seja, praticamente uma (usina hidrelétrica) Belo Monte”.
Entre os 1.034 projetos inscritos estão, ainda oito usinas termelétricas a biogás e Resíduos Sólidos Urbanos, totalizando 151 MW de capacidade instalada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário