quarta-feira, 27 de março de 2013

Leocádio: “A situação no interior do RN está crítica”


A presidenta Dilma Rousseff vai se reunir com governadores Nordestinos na próxima terça-feira em Recife para anunciar novas medidas para combate à seca e atendimento ao homem do campo, segundo informa o presidente da FEMURN – prefeito de Lages, Benes Leocádio, que recentemente entregou um documento reivindicatório ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. Entre as reivindicações estão o repasse de recursos federais para pequenos municípios que estão fora da linha de crédito da agricultura familiar, renegociação de débitos dos agricultores, liberação de contratos para execução de obras paralisadas e ampliação do número de carros-pipa administrados pelo Exército Brasileiro.
“Reivindicamos que fossem agilizados a reativação de poços tubulares e a perfuração de novos poços por entender que não existe outra alternativa a não ser a busca de água no subsolo”, ressaltou o prefeito Benes Leocádio, acrescentando que a governadora Rosalba Ciarlini está sendo sensível aos apelos e adotando providências nesse sentido. O presidente da FEMURN informa que logo após o encontro da presidenta Dilma Rousseff com os governadores Nordestinos haverá uma reunião dos prefeitos norte-rio-grandenses na cidade de Currais Novos para avaliar as medidas anunciadas pelo Governo Federal.
O presidente da FEMURN, Benes Leocádio, conclui alertando que “a situação no interior do Estado é crítica” e que o momento exige ações imediatas das autoridades na busca de alternativas urgentes para minimizar o problema da falta de água no meio rural e os efeitos que isso provoca junto à população.

Pepeu Lisboa: situação da seca é “desesperadora”
“A situação é desesperadora”, resumiu o prefeito de Passa e Fica, Pepeu Lisboa, que administra um município da região Agreste distante 100 quilômetros da capital e encontra-se com sua população enfrentando os mesmos problemas dos demais municípios do sertão potiguar. “Não existe água em lugar nenhum do nosso município e a tendência é a situação agravar-se mais ainda”, disse ele, reconhecendo que a governadora Rosalba Ciarlini tem sido “sensível” ao problema, mas as ações de governo são “paliativas”.
Pepeu Lisboa diz também reconhecer que o presidente da FEMURB, Benes Leocádio tem sido “atuante e diligente”, inclusive, observa o prefeito de Passa e Fica, indo a vários ministérios do Governo Federal como Agricultura, Cidades e Integração Nacional, para reivindicar e pedir providências  urgentes para atender as populações que sofrem com a seca. Concluindo, o prefeito diz que não dá mais para esperar, já que  o povo não tem água para beber. “Está existindo omissão parcial por parte dos governos, federal e estadual e isso está deixando a população desasistida”.(JP)
Portal JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário