sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Hospital Universitário realiza cirurgia inédita no RN

DIARIO DE NATAL.
 
A equipe de Cirurgia Vascular e Endovascular do HUOL realizou cirurgia inédita no Rio Grande do Norte neste mês de dezembro. O procedimento realizado, em duas etapas, corrigiu um volumoso e complexo Aneurisma da Aorta Abdominal que comprometia toda a circulação visceral abdominal (fígado, estomago, baço, rins e intestino) de paciente diabético, hipertenso, do sexo masculino, 49 anos.

O HUOL encerra o ano com cirurgia inédita na área vascular no estado. O procedimento realizado pela equipe de Cirurgia Vascular e Endovascular do hospital corrigiu um volumoso e complexo Aneurisma da Aorta Abdominal que comprometia toda a circulação visceral abdominal (fígado, estomago, baço, rins e intestino) de paciente diabético, hipertenso, do sexo masculino e 49 anos.

O procedimento foi duplamente inédito no estado. Além do pioneirismo do procedimento, foi utilizado pela primeira vez um implante de uma nova endoprótese americana.

A equipe formada pelo Cirurgião Vascular e Angiorradiologista Abdo Farret Neto, os Cirurgiões Vasculares Eduardo Baptista de Faria e Liana Berucia além do residente Guilherme Tarso de Andrade Alves realizou o procedimento em duas etapas. A primeira, convencional, com 10h de duração, refez a circulação para todas as vísceras abdominais através da técnica de bypasses. A segunda, por meio endovascular, implantou uma nova endoprótese C3 produzida com tecnologia de ponta pela Gore nos Estados Unidos e até então nunca utilizada por serviço potiguar. A implantação de endoprótese reestabelece a circulação sanguínea evitando o enchimento do saco aneurismático e impedindo seu rompimento que é geralmente fatal.

Passadas 24 horas do segundo procedimento, o paciente passa muito bem, alimentando-se normalmente e com alta prevista para os próximos dias para comemorar o fim de ano em casa com a família, assim como o início de uma nova vida livre do aneurisma– doença silenciosa e na maioria das vezes fatal até para aqueles que chegam vivos a um serviço médico.

O procedimento, assim como outros realizados pelos diversos serviços que funcionam no HUOL, mostra a infraestrutura e equipes qualificadas para procedimentos de alta complexidade no hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário