sexta-feira, 28 de maio de 2010

Arqueologia / Santana do Matos


 O professor e arqueólogo Valdeci dos Santos Junior, bastante conhecido em Santana do Matos pelo trabalho de mapeamento e cadastramento dos sítios arqueológicos no município, foi liberado pelo UERN por quatro anos para concluir o doutorado em arqueologia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em Recife no segundo ano do curso divide as atividades teóricas com a sua paixão permanente: a prática no campo, a arqueologia.
 
Nas atividades práticas da arqueologia foi chamado pelo Ministério da Integração Nacional para coordenar uma das três equipes (de 45 pessoas), composta por arqueólogos, paleontólogos e técnicos de arqueologia, para a transposição do Rio São Francisco. No Nordeste somente três arqueólogos foram chamados para a função de chefia, dentre eles está o professor Valdeci.
 
Em contato com o Blog redação cajarana informou: “devido a essas novas funções, me afastei um pouco da pesquisa na região central do RN (embora de vez em quando eu tenho ido a Santana em busca de novos sítios). Hoje já são 87 sítios cadastrados por nossa equipe somente em Santana do Matos e é atualmente o município potiguar com a maior quantidade de sítios arqueológicos no Estado, vindo em segundo lugar o município de Carnaúba dos Dantas com 64 sítios”, disse o professor.
 
Sobre Santana do Matos o professor Valdeci continua informado e otimista sobre o projeto turístico/cultural que vislumbramos na época de suas pesquisas e que foi preterido: Conservação divulgação e visitação das pinturas e gravuras rupestres dos sítios arqueológicos. E sobre o assunto me comunicou: “lamentavelmente a falta de estruturação/sinalização, na época inviabilizou o projeto. Apenas 03 sítios arqueológicos permitiria que colocássemos as placas do DENIT (que já temos a autorização) e o fluxo turístico em Santana traria novas receitas para o município”.
 
Cinco anos depois, as estruturas surgiram. Já existem três pousadas, Banco do Brasil, Farmácias, restaurantes, boa estrada e um pequeno grupo de pessoas já instruídas para levar os turistas aos sítios.  Relembra o professor Valdeci: “durante o pequeno período de 01 ano que passamos com contrato na Prefeitura foram feitos alguns avanços, tais como: o número de sítios localizados dobrou de número, foi realizada uma palestra com vários órgãos estaduais e federais em Santana do Matos (mais precisamente na comunidade de Residência), foi realizada palestra na câmara municipal de Santana, foi divulgado na Tribuna do Norte e no diário de Natal,  na TV Cabugi, foram realizados dois documentários para TV a cabo - TCM-Mossóro sobre Santana do Matos, foi conseguido as autorizações do DENIT para colocar placas de sinalização sobre os sítios arqueológicos de Santana do Matos”. Todo um trabalho preliminar, de base, foi feito.
Fonte:Ponto de Vista
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário