quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Rio Grande do Norte deve gerar mais que o dobro da energia que consome até 2012



Em 2012, o Rio Grande do Norte terá capacidade de gerar o dobro de energia elétrica que consome. Só as usinas de enegia eólica já instaladas ou projetadas para os próximos três anos vão conseguir gerar mais que o dobro do consumo do Estado, uma situação inusitada no Brasil. O Rio Grande do Norte conseguiu 23 projetos vencedores, de um total de 71. Com isso terá em 2010 pelo menos mais 715 MW instalados. Só esses novos projetos superam o consumo de energia do Estado que é de 640 MW.

"Em tempos de tanta preocupação com o meio ambiente, o Rio Grande do Norte pode anunciar que gerará  toda energia que consome através da força dos ventos, uma energia limpa, isso é um feito extraordinário. Levando em conta que o nosso Estado tem no turismo sua principal fonte de renda e podemos garantir que, para produção de energia, nosso meio ambiente está preservado", analisou a governadora Wilma de Faria.

Em 2003, a capacidade instalada para a geração de energia no Rio Grande do Norte era zero. Em 2010, o Estado alcançará a auto-suficiência em capacidade de geração energética, representada pela conclusão da Usina Termoelétrica do Vale do Açu (Termoaçu), em agosto de 2008, e das usinas termoelétricas (UTEs) Potiguar 1 e 3, em Macaíba, neste ano.

Somam-se a estas unidades, os parques eólicos da Iberdrola, em Rio do Fogo, que iniciou sua operação em abril de 2006, e da Petrobras, em Macau, cuja operacionalização teve início em janeiro de 2004. Para 2010, prevê-se a conclusão dos parques eólicos de Alegria 1 e 2, no município de Guamaré.

E em 2012, com a instalação dos novos projetos eólicos aprovados ontem, o RN terá condições de gerar mais que o dobro da energia que consome.



EMPREGOS – Além da segurança da produção de energia elétrica, o Rio Grande do Norte terá um grande incremento no mercado de trabalho ao longo dos próximos três anos para a implantação dos parques.

fonte:www.rn.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário