quinta-feira, 26 de novembro de 2009

RN terá 2.930 casos de câncer de pele em 2010, aponta estudo

Vlademir Alexandre
Para alertar a população sobre os perigos do câncer da pele, o tipo mais comum no Brasil, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza, no dia 5 de dezembro, a 11ª edição da já tradicional Campanha Nacional de Prevenção, com cobertura simultânea em 23 estados.

O Rio Grande do Norte terá um posto de atendimento, que funcionará no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), em Natal. A meta é examinar pelo menos mil potiguares neste ano.

Com o objetivo de superar a marca de 43.800 consultas alcançadas em todo o país em 2008, a entidade inova com a extensão do tempo de campanha de seis para oito horas nos postos de atendimento ao redor do país. A campanha será realizada das 8h às 16h, ininterruptamente.

A iniciativa é justificável, pois, segundo previsões divulgadas nesta semana pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), a quantidade de novos casos da doença no Estado deverá crescer 17,2% no próximo ano.

Isso significa que o RN terá 2.930 casos diagnosticados em 2010. Antes, a média anual era de 2,5 mil novos casos. Um dos fatores responsáveis por esse incremento de 430 pessoas com tumores na pele é falta de proteção ao se expor ao sol diariamente e os altos índices de radiação ultravioleta, que incidem no Estado. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a capital tem índices que variam entre 11 e 12 - considerados altíssimos.

fonte:nominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário