quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Prefeitos querem pressa na mudança do ICMS

omo parte da ação do “Dia Estadual de Luta pela Redistribuição do ICMS”, os prefeitos do Rio Grande do Norte marcam presença hoje, na sede da Assembleia Legislativa, para entregar aos deputados estaduais um manifesto em defesa da apreciação urgente do projeto de lei que altera a distribuição da cota-parte (25%) do ICMS que pertence aos municípios. O projeto de lei altera em 5% a forma de distribuição do ICMS, beneficiando 149 dos 167 municípios

A decisão de realização do ato reivindicatório dos prefeitos potiguares foi tomada após os mesmos constatarem a paralisação do projeto de lei, de autoria coletiva dos próprios parlamentares, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. O relator da matéria é o deputado  Gilson Moura (PV).

Informações da assessoria de imprensa da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn)  dão conta de que “os prefeitos estão convencidos de que há uma manobra em curso para protelar a decisão e evitar que o projeto seja apreciado no Plenário, onde a maioria é favorável à aprovação”.

Para vigorar a partir de 2010, a mudança na distribuição do ICMS tem de ser aprovada e sancionada até dezembro. O presidente da Femurn, prefeito de Lajes, Benes Leocádio, assegura que não há dúvidas quanto à legalidade e constitucionalidade da matéria. Em conversa com os prefeitos, incluindo-se o próprio Benes, e diante de alguns jornalistas, o relator do projeto, deputado Gilson Moura, revelou que votará pela aprovação da matéria na Comissão e contra no plenário. “A proposta é constitucional, mas votarei contra no plenário”, afirmou o deputado do PV, admitindo, inclusive, a possibilidade de abdicar da indicação para a relatoria.
fonte:tribunadonorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário