sexta-feira, 9 de outubro de 2015

RN é o terceiro estado do Brasil com mais mortes violentas por habitante

O Rio Grande do Norte é o terceiro estado do Brasil com mais mortes violentas por cada 100 mil habitantes. De acordo com o relatório divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública nesta quinta-feira (8), foi registrado um aumento de 3,9% no número de mortes violentas no estado entre 2013 e 2014, o que manteve o RN na terceira colocação do ranking atrás apenas de Alagoas e Ceará.
Segundo os dados do fórum, foram registradas 1.704 mortes violentas no estado, número muito inferior ao registrado em Rio de Janeiro (5.719) e São Paulo (5.612). No entanto, quando comparado ao valor proporcional, o RN ultrapassa os demais estados, com uma taxa de 50 mortes/100 mil habitantes.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), locais com índices iguais ou superiores a 10 mortes violentas por 100 mil habitantes são tidos como zonas endêmicas de violência.
Dentre as mortes violentas ocorridas no estado, foram registrados 1.590 homicídios, 61 latrocínios, 44 lesões corporais seguidas de morte e nove mortes de policiais em serviço. Para o Rio Grande do Norte, o levantamento feito pelo fórum não estabelece a quantidade exata de mortes ocasionadas por intervenções policiais, sendo somadas ao número total de homicídios.
O levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública leva em consideração dados fornecidos pelas Secretarias Estaduais de Segurança Pública e/ou Defesa Social, do Sistema Nacional de Estatística em Segurança Pública (Sinesp) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: G1/RN


MarcosDantas_630x90

Nenhum comentário:

Postar um comentário