sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Organização Criminosa desarticulada nesta quinta-feira, planejava assassinar pessoas em Santana do Matos

Operação Minority Report prendeu cinco suspeitos e apreendeu um adolescente em Santana do Matos

A Delegacia de Polícia Civil de Santana do Matos, com apoio do Setor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) e da Polícia Militar, deflagrou nesta quinta-feira (08), a Operação Minority Report, que desarticulou uma associação criminosa que realizava roubos e tráfico de drogas na cidade de Santana de Matos e região. Foram presos na Operação cinco homens e um adolescente foi apreendido.
O grupo era formado por presos que estavam detidos no RN e no Mato Grosso, e por suspeitos que moravam na cidade. O nome da Operação denominada “Minority Report” é uma alusão a um filme de ficção científica dirigido por Steven Spielberg. No filme, uma elite de policiais com poderes paranormais tinham conhecimento de quando um crime estava para acontecer, e impediam a concretização dos delitos.
Foram presos na “Minority Report”, em cumprimentos a mandados de prisão, Francisco Duda da Rocha Silveira, conhecido por “Chico Né”, o qual se encontra recluso na Penitenciária de Alcaçuz; Arthur dos Santos Sales de Araújo, e um adolescente, ambos moradores de Santana do Matos; Francisco das Chagas da Silva, conhecido por “Chaguinhas”, 20 anos, residente em Natal (preso pela Delegacia Especializada em Delegacia Especializada em Furtos e Roubos – Defur na zona Oeste da capital); e Valdir de Souza do Nascimento, preso pela Polícia civil de Mato Grosso, recluso na Penitenciária Federal situada em Campo Grande.
Durante a Operação também foi preso em flagrante João Pedro da Silva Macedo, 19 anos. Ele estava guardando uma espingarda calibre 12 que era de Arthur dos Santos Sales. João Pedro será autuado por posse ilegal de arma de fogo.

Um dos crimes contabilizados pela Polícia, e que a quadrilha obteve sucesso, foi um assalto no dia 10 de janeiro de 2015, contra um ponto comercial de Santana do Matos, pertencente a um cidadão conhecido por “Luiz do Ouro”. Na oportunidade, dois homens, armados, invadiram o comércio, renderam o proprietário e um funcionário e roubaram vários objetos e dinheiro (Relembre aqui).

Já, em outras duas tentativas de roubo a estabelecimentos comerciais de Santana do Matos, os bandidos não conseguiram executar a ação criminosa. O primeiro assalto seria no dia 28 de março de 2015, mas, após saturação da Polícia dentro da Cidade, os marginais abortaram a ação. Na segunda investida do bando, esta no dia 02 de abril de 2015, quando dois homens, em uma moto tentavam assaltar um estabelecimento comercial de Santana do Matos, houve a intervenção direta da Polícia Militar, e, na ocasião, houve perseguição e tiroteio, que resultou na morte de dois bandidos, um deles identificado por MÁRCIO DA SILVA MATIAS, vulgo “MARCINHO”, 20 anos, natural da Cidade de Natal,  e outro, identificado apenas por “GALEGO”, que era natural de Caicó (Relembre o caso aqui). Além dos roubos, a quadrilha também atuava no Tráfico de Drogas, como foi comprovado após a prisão de Francisca Samara Rodrigues, presa no dia 03.06.2015 tentando ingressar com MACONHA e COCAÍNA na Penitenciária Estadual do Seridó (Pereirão), que seria endereçada a “CHICO NÉ”.
Investigação
“Nossas investigações sobre a atuação deste grupo começaram em janeiro, logo após a ocorrência de um roubo contra um estabelecimento comercial da cidade, realizado por uma dupla que estava armada. Descobriu-se que o comando do referido assalto partiu do presídio, e que os dois jovens assaltantes contaram com apoio de moradores de Santana do Matos para a realização do evento criminoso. Posteriormente, policiais tiveram conhecimento que o grupo programava `uma onda de assalto´ em Santana do Matos”, detalhou o diretor-adjunto da Delegacia de Polícia do Interior (DPCIN), delegado Lenivaldo Pimentel.
A investigação que culminou com a prisão dos suspeitos também contou com a participação da Secretaria da Administração Penitenciária da Paraíba, pois Valdir Souza do Nascimento estava detido à época dos crimes numa unidade penitenciária da Paraíba e acabou sendo transferido para a Penitenciária Federal em Campo Grande. “Com a prisão e desarticulação do grupo, a polícia impediu a ocorrência de assaltos, homicídios, além de danos ao patrimônio de moradores de Santana do Matos, todos estes crimes estavam programados para ocorrer”, finalizou delegado Lenivaldo Pimentel.

 Nosso Blog parabeniza a ação por parte da Polícias Estaduais, em especial o esforço das equipes comandadas pelo Sargento Carlos e a Delegada Paola Maues.



Nenhum comentário:

Postar um comentário