quinta-feira, 8 de outubro de 2015

BODÓ ESTÁ ENTRE AS 32 CIDADES DO RN COM OS MELHORES ÍNDICES DE QUALIDADE DE VIDA E DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL.



O Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) - em Bodó é 0,647 em 2014, o que situa esse município a ter uma classificação na faixa de Desenvolvimento Humano Médio (IDHM entre 0,600 e 0,699).Porem a observação importante foi a evolução acima da média exigida no município, ou seja, ouve o desenvolvimento de atividades e ações que contribuiu para o crescimento acima da média nacional, outro detalhe importante analisado é que falta somente 0,053 para atingir o desenvolvimento Alto, a meta é ser atingido nesse ano de 2018 além de atingir o município já esta a caminho de ultrapassar ainda mais essa expectativa. Em todo o estado do Rio Grande do Norte somente 32 municípios conseguiu esse desenvolvimento além da expectativa. A dimensão que mais contribui para o IDHM do município é Longevidade, com índice de 0,772, seguida de Renda, com índice de 0,570, e de Educação, com índice de 0,565.
Os fatores que podem ser analisados são:
- A desigualdade social, econômica e racial obteve uma queda considerável em cada ano, isso representa a conscientização da população com tais fatores, e demostra que é importante conscientizar para evitar e diminuir tais questões sociais, trabalhar em prol da comunidade sem medir esforços para melhorar a condição social e humana dentro do município.

- O crescimento e o desenvolvimento da família aconteceram em um ritmo acelerado, isso se aplica as ações para o fortalecimento do vínculo familiar, trabalhos com jovens e adolescentes, incluindo cada membro familiar no processo de conscientizar cada um com seus valores com seus respeitos e diferenças dentro da família.
- O combate as drogas licitas e ilícitas, foram com ações em parcerias mais tiveram resultados de combate e conscientização tanto para as crianças, adolescentes e adultos, realização de palestras com o objetivo de conscientizar e demostrar as consequências são necessárias e feitas de forma correta pelo município.
- O processo de projetos e ações com gestantes e a terceira idade, bateu recorde de crescimento e desenvolvimento, isso graças ao conjunto de iniciativas trabalhado pela área social do município e com serviços prestados dentro do serviço de convivência e fortalecimento dos vínculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário