terça-feira, 24 de março de 2015

Chuvas devem continuar na capital potiguar durante toda a semana

O meteorologista lembra que o período chuvoso no litoral começa em abril e segue até julho


7i34i3433JH: As chuvas que banharam a capital potiguar no último final de semana foram suficientes para superar a média histórica para o mês de março. A informação é do meteorologista Alexandre Santos, da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos (Semarh), baseado nos levantamentos do Instituto Nacional de Meteorologia e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. A capital recebeu 94,2 milímetros, quando a média é de 40. A previsão é de que as precipitações devem continuar nesta semana.
O meteorologista lembra que o período chuvoso no litoral começa em abril e segue até julho. O sertão, pelo contrário, já está dentro do período mais chuvoso do ano, que vai de março a abril. Apesar disso, as previsões é que as chuvas fiquem na média.
A causa das chuvas do final de semana, segundo explica o especialista, foi a zona de convergência intertropical em atividade neste período do ano. “É algo normal, onde há o encontro dos ventos alívios, do Atlântico Norte e do Atlântico Sul”, colocou. O encontro dos ventos favorece a formação das nuvens que chegam até o continente.
Até o fim desta semana, as precipitações acontecem no litoral e no sertão. As chuvas mais fortes devem acontecer até a quarta-feira (25) e vão enfraquecer nos dois dias seguintes.
Angicos apresentou uma das maiores quantidades de água durante o final de semana passado. Foram 237 milímetros, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). Os técnicos ainda atualizavam os dados do estado na manhã de hoje.
Mossoró registrou cerca de 71 milímetros. Santa Cruz teve 30 e Ipanguaçu 7 79 mm. Canguaretama também teve boas chuvas, somando 101 milímetros, segundo o Inmet.
Reservatórios
Alguns reservatórios sangraram no interior, caso do Aroeira, em Jucurutu. A Secretaria de Recursos Hídricos informou que os técnicos da pasta estavam visitando os principais reservatórios do Estado para levantarem a situação atual da oferta hídrica.
A Companhia de Águas e Esgotos (Caern), também informou, por meio de nota, que a chuva ainda não foi suficiente para tirar dez municípios da situação de colapso. A maioria deles está localizada na região de Pau dos Ferros, Alto Oeste potiguar. Carnaúba dos Dantas, localizada no Seridó, é a única fora da região. O status das cidades, segundo a Caern, segue até o abastecimento á população ser plenamente reestabelecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário