quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Vice governador afirma que Segurança e Saúde serão priorizadas no início da gestão

Portal JH

Segundo Fábio Dantas, “Robinson Faria fará da segurança pública o berço inicial de sua gestão”


Alex Viana
Repórter de Política
Fabio-Dantas-WRAo ser abordado na manhã dessa quarta-feira, em entrevista à Rádio Cidade (94 FM), sobre os principais desafios da administração Robinson Faria (PSD), o vice-governador eleito, Fábio Dantas (PC do B), elencou os setores de Segurança e Saúde como prioritários. Para tanto, ele afirma ser necessário fazer o resgate do crédito do governo, bastante desacreditado perante a população e prestadores de serviços.
“Primeiro dar crédito ao governo. É uma das coisas mais difíceis. E Saúde e Segurança, que foram uma das promessas de campanha mais fortes do candidato. Governador eleito, Robinson Faria fará da segurança pública o berço inicial de sua gestão. Vai focar muito na Segurança Pública no início do mandato. E na Saúde também”, disse o vice.
Fábio disse que Segurança e Saúde são setores da administração pública que simbolizam a vida do cidadão, o direito de ir e vir e de poder desfrutar da plenitude de sua vida. “É fundamental esse trabalho. Vamos focar nessas duas áreas e vamos tentar dar os pontapés iniciais e acertar o máximo possível em nossas escolhas”.
Ciente das dificuldades do Estado, sobretudo quanto à carência de recursos para o financiamento de políticas públicas, Dantas ressaltou a importância da interlocução da gestão estadual com o governo federal, objetivando parcerias entre as duas esferas de governo. Perguntado sobre o papel da senadora eleita Fátima Bezerra (PT), o vice-governador eleito destacou a expectativa de um “apoio muito forte” da petista, eleita na aliança com o vice-governador Robinson Faria.
“Com certeza, a ajuda da senadora Fátima, que agora é senadora de oito anos, tem uma forte presença aonde impõe a sua marca, impôs isso na educação, impôs isso em seu trabalho parlamentar, a gente espera o apoio muito forte neste sentido”, observou, se dizendo preocupado com a fragilidade dos poderes, dos governos e dos governadores no Brasil.
“Se você for analisar, os Estados não têm o apoio que os municípios estão tendo no Poder Legislativo, por exemplo, na perda de receitas do pacto federativo. Na diminuição do bolo tributário, os Estados e municípios perderam iguais. Porém, os municípios estão começando a recompor um pouco esta receita, através de 1%, 2% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Mas os Estados não têm isso. Sequer meio por cento. Isso mostra a fragilidade das bancadas no Brasil. Porque as bancadas fortes na Câmara dos Deputados são as bancadas dos Estados e infelizmente os governadores não se mobilizam para mudar essa realidade e alimentar esse bolo tributário. Aumentar o bolo tributário não beneficia só os Estados, mas também os municípios. Eles têm uma situação muito difícil”, analisou.
“Eleição acabou. É desarmar e começar construção do novo RN”
O vice-governador eleito, Fábio Dantas, afirmou que a eleição acabou e a partir de agora a classe política potiguar deve se desarmar e começar a trabalhar em favor do desenvolvimento do Estado. Ele disse que a formação da bancada governista na Assembleia Legislativa não se constituirá em dificuldade, uma vez que o propósito do novo governo é ajudar o RN e “todos os deputados que estão lá querem isso”
“Hoje nós temos seis deputados eleitos, dois aliados e toda uma Assembleia querendo ajudar o Rio Grande do Norte. Acho que todos os deputados que estão lá querem isso”, disse.
Para Fábio Dantas, “a vitória das urnas foi uma vitória indiscutível, uma vitória que a população decidiu, a eleição acabou. Agora, é desarmar e começar a construção desse novo Rio Grande do Norte que nós queremos e que eu tenho certeza que todos os norte-rio-grandenses querem. Inclusive os adversários”, disse.
Sobre a equipe de transição do governo, Fábio disse que, em que pese o tempo exíguo até a posse de pouco mais de dois meses, nesta semana os eleitos para o governo com Robinson Faria ainda participam das tradicionais comemorações. “Nós participamos das comemorações da vitória domingo, segunda, terça e aí Robinson vai sentar e vai definir quem vai iniciar essa transição, quem serão as pessoas, os atores que vão participar e, a partir daí, começar a pegar os dados do Rio Grande do Norte. Algumas medidas a gente já sabe, ontem mesmo fui ao Centro Administrativo, à Secretaria de Planejamento, já para que a gente faça algumas articulações que possam ajudar o final desta gestão e o início da próxima gestão”, frisou.
Sobre 2016, Fábio Dantas disse que na “festa da vitória vale tudo”, ao se referir ao lançamento feito por Robinson da pré-candidatura do deputado estadual Fernando Mineiro (PT) a prefeito de Natal. “O deputado Mineiro é um grande nome para qualquer cargo, presidente da República, prefeito de Natal, governador. Mineiro está preparado para isso. O tempo vai dizer se essa exaltação na vitória vai se tornar real. O Rio Grande do Norte precisa de Mineiro agora para ajudar a construir o Rio Grande do Norte e a eleição de 2016 a gente deixa para 2016. “Eu acho que Mineiro disse até isso também”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário