terça-feira, 21 de outubro de 2014

Santana do Matos: clarão foi visto por moradores na zona rural

Foto ilustrativa
 / Foto ilustrativaO clarão no céu da noite dessa segunda-feira (20) impressionou moradores na zona rural de Santana do Matos, o evento astronômico foi de grande intensidade segundo as pessoas que viram o clarão. "era uma bola de fogo, de inicio achei que era um avião". Disse um morador ".
O fenômeno aconteceu por volta das 19h20.  "Uma bola flamejante desfragmentando enquanto foi sumindo rapidamente.
 Um clarão que durou uns...5 segundos. Luz intensa vinda do objeto não identificado.

Segundo a Sociedade Astronômicas do Recife acontecerá hoje e amanhã (21/10 e 22/10 chuva de meteoros orionídeas a partir das 22horas GMT-3 ). Esse é o pico da chuva de meteoros. Ela recebe esse nome por o seu radial se localizar na constelação de Orion e poderá ser vista sem auxílio de instrumentos.

A chuva de meteoro acontece sempre que a Terra passa pelo rastro de detritos de algum cometa. No caso da chuva de hoje a Terra está passando pelo rastro de detritos deixado a muitos anos pelo cometa Halley. Cada chuva recebe um nome baseado na constelação que se encontra o seu radial. Radial é a região no céu que aparenta ser o centro, o foco da chuva, a partir dele que os meteoros aparentam estar vindo.

 
  Passos recomendados para Observar uma Chuva de Meteoros:

1 - Verifique se na noite de observação terá lua no céu. Noites de lua nova são as ideias para observação de chuvas de meteoros pois a luz da lua atrapalha a sua visualização.

2 - Escolha um lugar de preferência com pouca luz, longe de áreas de grande concentração de poluição luminosa. Devido a grande poluição luminosa nas cidade você só conseguirá observar os meteoros mais brilhantes, infelizmente.

3 - Esteja disposto a passar a noite, geralmente é de madrugada a melhor horário para observação de uma chuva de meteoros. Porém a observação é possível durante qualquer hora da noite.

4 - Encontre a constelação de Orion. É uma constelação fácil de ser identificada, o cinturão de orion é conhecido aqui no Brasil como as três Marias. Caso seja iniciante e ainda não saiba se localizar no céu, poderá usar softwares grátis disponíveis na Internet como stellarium e cartes do ciel. Veja as figuras desse post, do desenho básicos da constelação de orion, o nome de suas estrelas e onde estará localizado o radiante da chuva de meteoros.

5 - Procure o radiante. Em alguns softwares como google skymap, stellarium, cartus do ciel quando bem configurados,mostram a posição do radiante em seus mapas. Mas caso aja alguma dúvida postamos a posição do mesmo em uma das figuras.

6 - Procure um local confortável, leve amigos e familiares para bater um papo e curtir a noite enquanto observa a chuva de meteoros. Uma dica é levar tapetes, esteiras ou cadeiras de praia para poder se deitar e ficar contemplando céu e a chuva de meteoros durante a noite.

Espero que apreciem!

A Sociedade Astronômica do Recife deseja uma boa observação a todos. Vale a pena!

Boas observações!


FONTE:
Anuário Astronômico do Observatório Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário