quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Lucena vai pedir cassação de Eleika Bezerra por comentário sobre NE no Facebook

Petista ingressará com representação na Justiça Federal contra comentário “separatista e discriminatório” da vereadora do PSDC


76i67o64oO comentário no Facebook da vereadora Eleika Bezerra, do PSDC, sobre os nordestinos, continua rendendo polêmica. Na terça-feira, durante a sessão da Câmara Municipal de Natal, o vereador Fernando Lucena, do PT, afirmou que vai fazer uma representação junto à Justiça Federal contra a parlamentar, argumentando que ela cometeu crime contra a União com o comentário que, para ele, foi discriminatório e separatista.
“Estou entrando com uma representação na Justiça Federal e ser for acatada solicitarei a cassação da vereadora na Comissão de Ética da Câmara Municipal de Natal”, disse Fernando Lucena, ressaltando: “todos somos brasileiros e não se pode querer separar preto de branco, pobre de rico. Não é porque venceu ou perdeu a eleição vai se pregar o separatismo. Quem não gosta do Brasil é melhor se mudar”.
O comentário e a representação feitos por Lucena foi consequência da postagem da professora Eleika no perfil pessoal dela no Facebook. Na postagem, Eleika colocou a imagem mostrando o mapa do Brasil, dividido entre os estados onde Dilma Rousseff (PT) teve maioria de votos e os em que Aécio Neves (PSDB) havia vencido. Os locais de vitória petistas foram chamados de “Nova Cuba”. O Brasil ficaria sendo os demais estados, com exceção de Minas Gerais, “implodido para a construção de um lago”.
A postagem logo ganhou repercussão no Facebook, com vários comentários críticos de internautas, que passaram a compartilhar e reclamar de Eleika Bezerra. Em poucos instantes, o caso chegou as páginas dos jornais e foi necessária uma nota da vereadora tentando esclarecer o ocorrido.
“Estive em Cuba há cerca de cinco anos e confirmei o avanço na educação e na saúde e a falta de liberdade, até de ir e vir. Reafirmo que o meu desejo é de que o Brasil possa se espelhar em Cuba no que diz respeito à saúde e à educação, mas nunca na ausência da liberdade de expressão. Por esse motivo, inclusive, acredito que tenho o direito de expressar o que penso. Sobre a educação, registre-se que o Nordeste tem mais da metade dos analfabetos desse país (53,6%)”, afirmou Eleika Bezerra por meio da assessoria de imprensa.
Apesar de atestarem a “infelicidade” de Eleika no caso, os vereadores amenizaram a situação. Adão Eridan, do PR, por exemplo, disse que “ainda existe tempo para retratação e pedido de desculpas” por parte da parlamentar do PSDC.  Marcos Antonio, do PSOL, “a vereadora pecou por falta de experiência”, entretanto, entendeu que diante da gravidade do problema a Câmara Municipal de Natal tem que se posicionar. “Se for um posicionamento pessoal pode influenciar no ódio e tenta contra a Constituição”, observou.
Os vereadores Hugo Manso, do PT, Aroldo Alves, do PSDB e Júlio Protásio, do PSB, também emitiram opinião sobre o episódio Eleika Bezerra. “A vereadora Eleika foi muito infeliz. A unidade nacional tem que ser garantida e Dilma Rousseff é a presidente de todos os brasileiros”, disse ele. Júlio Protásio minimizou afirmando: “parabenizo o sucesso do PT e entendo que é hora de unir o Brasil. Acredito que a vereadora Eleika Bezerra tem crédito e agiu num momento de emoção”.

Do JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário